22 de novembro de 2024
Goiânia

Prefeitura iniciará testagem em massa para Covid-19 no Jd. Guanabara

Boletim atualiza cenário epidemiológico em Goiânia. (Foto: SMS/Goiânia)
Boletim atualiza cenário epidemiológico em Goiânia. (Foto: SMS/Goiânia)

A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, anunciou que a prefeitura iniciará testagem em massa regionalizada para Covid-19 a partir da próxima semana. A região do Jardim Guanabara será a primeira a receber a ação.

A ideia é testar o máximo de pessoas possível para quebrar a cadeia de transmissão. “Vamos nos deslocar para regiões em que os indicadores nos dizem que há aumento da notificação, justamente com a ideia de controlar a doença”, disse à Rádio Bandeirantes Goiânia. “Queremos testar pessoas que estejam, preferencialmente, sem sintomas”, afirmou.

Um checklist informativo será divulgado em breve pela administração. A secretária adiantou que crianças abaixo de 12 anos não poderão realizar os testes, que serão feitos em tendas e em drive-thru.

Mrué explicou que o critério para escolher a região leva em conta o cenário epidemiológico e também a condição socioeconômica. O Jardim Guanabara é o terceiro bairro da capital com mais casos de coronavírus, atrás dos setores Bueno e Oeste. A população destes bairros, no entanto, tem, segundo a prefeitura, uma grande adesão a planos de saúde, que viabilizam os testes.

Apesar dos critérios, a intenção é que todas as regiões sejam contempladas. “Nos preocupamos muito com a população que tem o SUS como principal assistência, mas vamos sim percorrer todas as regiões, de acordo com indicadores epidemiológicos”, ressaltou.

Dados do Bem

O governo estadual distribuiu a 70 municípios, incluindo a capital, mais testes para diagnóstico da Covid-19, dentro do programa Dados do Bem, que vem junto com o aplicativo homônimo. Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são feitos 700 teste por dia e um total de mais de 76 mil. Com esse reforço, a intenção é chegar a 1 mil diários. “Queremos mais 300 com aplicativo. Ele vai auxiliar a população a entrar e contato e fazer o agendamento”, afirmou Mrué.

Além disso, a SMS deve iniciar na próxima semana a coleta de material para exame da Covid-19 na casa dos pacientes. Conforme a secretária, aqueles que estiverem sintomáticos ou que tiveram contato com casos confirmados, poderão agendar a coleta em domicílio.


Leia mais sobre: / / / Destaque 2 / Goiânia