Apenas em janeiro deste ano, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) já vistoriou e autorizou a substituição e poda de mais de 100 árvores que representavam riscos, em Goiânia. A iniciativa da Amma faz parte das ações do Gabinete de Crise para Enfrentamento de Mudanças Climáticas, da Prefeitura de Goiânia, para evitar danos durante as chuvas na capital e reduzir chances de quedas de árvores fragilizadas nas vias públicas.
O gerente de Combate às Mudanças Climáticas e Fomento à Política de Redução de Carbono, Gabriel Tenaglia, destacou as ações de prevenção durante o período chuvoso como fundamentais nas operações conjuntas que estão sendo realizadas na cidade. “As atividades da Amma reafirmam o nosso compromisso de garantir a segurança da população, promovendo ações preventivas e integradas com outras pastas, sempre com foco na preservação ambiental, sustentabilidade e segurança da nossa capital”, afirmou.
Leia também: Saiba como solicitar poda de árvores comprometidas e prevenir quedas em Goiânia
Além da análise das árvores que oferecem risco à população, como parte das ações do Gabinete de Crise de Mudanças Climáticas, a agência intensificou a fiscalização ambiental para coibir o descarte irregular de resíduos e entulhos em áreas próximas aos mananciais e à rede de drenagem, reduzindo os riscos de alagamentos. Paralelamente, por meio da Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e afins, em parceria com a Seinfra, estão sendo realizadas vistorias e emitidas autorizações para a limpeza de mananciais e da rede de drenagem.
A presidente da Amma, Zilma Percussor, explicou como os trabalhos estão sendo conduzidos. “A partir de um estudo cuidadoso, a Amma tem inspecionado as áreas suscetíveis a alagamentos e inundações, conforme elencado no relatório da Defesa Civil de Goiânia. Nessas regiões, realizamos análises detalhadas para identificar árvores e galhos com maior risco de queda em decorrência das chuvas. Após a emissão do laudo técnico, a Comurg está autorizada a realizar a poda ou remoção dessas árvores, garantindo a segurança da população de forma responsável e sustentável”, detalhou.
Na primeira quinzena de dezembro de 2024, Goiânia liderou o ranking de volume de chuvas entre as capitais brasileiras. Conforme dados do Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital goiana tem atingido os maiores volumes de chuva em relação ao que historicamente vinha sendo registrado.
Leia mais sobre: amma / Gabinete de Crise Climática / Prefeitura de Goiânia / Substituição de árvores / Cidades