Publicidade
Cidades
| Em 2 anos atrás

Prefeitura de Goiânia recomenda que motociclistas e pedestres evitem transitar durante chuva

Compartilhar

Após a morte do motociclista Warley Melo Adorno, de 22 anos, que foi arrastado por enxurrada na tarde desta segunda-feira (30), em Goiânia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), alerta para que motos e pedestres evitem transitar em momentos de fortes chuvas pela capital.

O grande volume de chuva registrado na tarde desta segunda-feira (30/01) foi de até 87,6 mm em apenas uma hora, o que representa mais do que a metade de volume de água esperado para todo o mês de janeiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rogério Cruz lamenta morte de motociclista e destaca investimento de R$ 67,8 milhões em obras de drenagem

Publicidade

De acordo com a Seinfra, são realizados monitoramentos constantes nos pontos de alagamentos e feita limpeza periódica das bocas de lobo para evitar o acúmulo de água das vias, mas segundo a pasta, sempre que há chuva com grande volume, como a que ocorreu no domingo (29/01) e nesta segunda-feira (30/01), as águas levam material terroso para as bocas de lobo e galerias. Por isso, nova intervenção tem de ser realizada.

Publicidade

Em 2022, segundo a Seinfra, foram limpas 39.728 bocas de lobo, 101.933 ramais e 1.290 poços de visita. Destes locais, as equipes retiraram 7.367,50 toneladas de entulhos, como lixo doméstico, sacolas plásticas, galhos, folhas, resto de construção, marmitas de isopor e roupas. Foram limpos também 1.651 unidades de bueiros/pontes.

A pasta explica ainda que o guard rail é instalado para que veículos não caiam ou sejam arrastados para a margem ou leito dos mananciais de água. Não são projetados para contenção de pedestres e motociclistas.

Publicidade

É sempre recomendado que pedestres e motociclistas evitem transitar em pontos de captação da água da chuva para evitar acidentes.

Nesta manhã, em nota, o prefeito Rogério Cruz, diz que a Prefeitura lançou um pacote de investimentos de R$ 67,8 milhões em obras específicas de drenagem, dentro do programa Goiânia Adiante, que já começam a ser licitadas. A Seinfra reforça ainda que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Publicidade