Publicidade
Cidades
| Em 8 meses atrás

Prefeitura de Goiânia prepara chamamento de bicicletas compartilhadas

Compartilhar

Em breve, Goiânia contará com bicicletas compartilhadas por meio do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn), publicado na última sexta-feira (12). A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), prepara o chamamento público e a publicação está prevista para ocorrer em até 30 dias.

Segundo a proposta, o número de equipamentos deve variar de acordo com a região, chegando a 20 bicicletas por ponto. Neste primeiro momento, cerca de 20 pontos estão em estudo para receber as bicicletas compartilhadas. O Plano de Mobilidade de Goiânia foi elaborado a partir de estudos complexos e extensos, e considera as variadas políticas de deslocamento vigentes no mundo todo.

Publicidade

Segundo a chefe de gabinete da Seplanh, Verônica Mansur, o chamamento será feito em diferentes modalidades, em uma delas a empresa que deseja se instalar em Goiânia apresenta o local para avaliação da equipe técnica. “Outra proposta prevê que nós, município, apresentemos os locais para a instalação, visando a integração com terminais, além da proximidade com as ciclovias”, explicou.

Publicidade

Revitalização e ampliação em Goiânia

Atualmente, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) trabalha na revitalização das ciclofaixas da Avenida Portugal. O trabalho já foi realizado no Lago das Rosas, Avenidas Assis Chateaubriand, T-63, dos Alpes, Jardim Botânico, Bairro Jardim America, parte do Parque Areião, e Parque Vaca Brava. Na Rua 44, Bairro Norte Ferroviário, além da revitalização, a ciclofaixa foi ampliada até a Alameda Contorno, no Parque Mutirama. De acordo com o titular da Mobilidade, Marcelo Torrubia, a fiscalização também tem sido intensificada nesses pontos.

Publicidade

“Temos aumentado a fiscalização para garantir o respeito às ciclovias e ciclorrotas. Também trabalhamos na criação de um corredor de 42 quilômetros, ligando o Universitário até o Samambaia, com uma licitação para aumentar a malha cicloviária de Goiânia e melhorar a mobilidade”, explicou Marcelo Torrubia, ao frisar que atualmente a capital conta com cerca de 128,95 km de ciclovias.

A previsão é que as obras comecem no início do segundo semestre de 2024, caso a licitação transcorra dentro do prazo aguardado.

Publicidade
Marcelo Torrubia

Em Goiânia, o estudo contou com robusta participação popular para a elaboração deste documento de mais de 400 páginas, que reúne diversos estudos e ideias para tornar a mobilidade das grandes cidades mais democrática e acessível a todos.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019