08 de agosto de 2024
Urbanização • atualizado em 16/11/2023 às 16:12

Prefeitura de Goiânia lança segunda etapa do Programa Cidade Segura, no Setor Sul

Programa retira toneladas de fios dos bairros da capital e direciona para cooperativas de reciclagem cadastradas.
Prefeito Rogério Cruz no lançamento da etapa do Setor Sul do Programa Cidade Segura. (Foto: Diário de Goiás).
Prefeito Rogério Cruz no lançamento da etapa do Setor Sul do Programa Cidade Segura. (Foto: Diário de Goiás).

“A Prefeitura de Goiânia está trabalhando dia após dia para buscar soluções para problemas como esse”. É oque garante o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) no lançamento da etapa do Setor Sul do Programa Cidade Segura. O programa se inicia nesta quinta-feira (16) com a expectativa de que 150 toneladas de fios sejam retiradas do bairro e direcionadas para cooperativas cadastradas no município. O gestor municipal destaca que a ação é para eliminar riscos de acidentes, contribuir no aspecto ambiental e visual, além de incentivar a reciclagem.

“O Setor Sul é uma região onde também temos tido uma visão importante para os moradores. Foi realmente procurado um ponto aqui, onde temos fios pendurados, gambiarras aqui amarradas, para vocês verem a importância desse programa. Aqui será retirado em média de 150 toneladas, um serviço que será realizado durante cerca de 60 dias, para que nós possamos prestar esse serviço à população”, afirmou Rogério em coletiva de imprensa no lançamento da etapa.

O secretário municipal de Governo, Jovair Arantes, responsável pela coordenação do Cidade Segura, destacou como altamente positivo os resultados já concretizados pelo programa. “A etapa-teste foi a maior surpresa. Não tivemos dificuldade com ninguém e estamos todos juntos no projeto. Estamos aqui para dar andamento célere às ações”. Ele informou que após as festas natalinas, a ordem é retornar a ação para o centro da cidade. “Nós não quisemos realizar agora no centro para não atrapalhar e para não prejudicar o comércio local”, explicou o secretário.

Sustentabilidade e fiscalização

Um dos objetivos do projeto é contribuir com o aspecto sustentável da capital, como foi afirmado por Rogério. Para isso, o projeto foi desenvolvido pensando também no destino das fiações. “São toneladas e toneladas que nós distribuímos para as cooperativas que vêm trabalhando, e que estão cadastradas inclusive da cidade de Goiânia. As cooperativas então fazem o trabalho devido, descartando nos locais certos.

E para preservar o trabalho realizado, o gestor municipal explica que após essa revitalização, vai haver fiscalização em relação às empresas de telefonia para evitar o emaranhado de fios. “A partir do momento que foi criado esse programa, foi colocada à mesa essa questão. Uma vez que a Equatorial, ao implantar um poste, ela tem a responsabilidade de controlar todas as fiações que são colocadas nele. Então a Equatorial já sabe, já tem esse entendimento. E com certeza a Prefeitura através da Agência de Regulação estará buscando apoio e apoiando também a Equatorial”, finaliza.

Cidade Segura

Lançado em agosto, o projeto em fase piloto assistiu os bairros Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II, retirando 53 toneladas de fios, que já foram direcionados a cooperativas de reciclagem. No centro, os trabalhos foram iniciados na Avenida Tocantins, porém, devido à movimentação para compras de fim de ano, as atividades no local foram temporariamente suspensas.

Assim que finalizadas no setor sul, as ações retornarão para o Setor Central, integrando plano de revitalização do Centro. O grande objetivo é diminuir a quantidade de fios nos postes da cidade, identificá-los e regularizá-los, culminando diretamente na segurança da população goianiense e contribuindo com a estética urbana.

Confira a entrevista com o prefeito Rogério Cruz, em coletiva realizada nesta quinta-feira (16):


Leia mais sobre: / / Cidades / Notícias do Estado

Comentários