A Prefeitura de Goiânia está implatando novo sistema que amplia a segurança da capital. São cerca de 200 câmeras a serem instaladas em parques e praças, prédios públicos e áreas sensíveis da cidade, como pontos de alagamento.
Além do investimento nos equipamentos, o projeto inclui ainda a instalação de 280 quilômetros de rede de fibra óptica para garantir a conectividade, destes, 188 quilômetros já foram concluídos. O monitoramento das câmeras de segurança será feito pela Defesa Civil, Mobilidade e Segurança Pública.
Segundo Hemmanoel Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), pasta responsável pelo projeto de cercamento eletrônico batizado de “Muralha Digital”, os equipamentos também serão usados para monitorar o trânsito. “O equipamento também será utilizado para acompanhar o BRT Norte – Sul, bem como vai auxiliar no controle de ações no trânsito e na segurança pública”, destacou.
De acordo com ele, a estrutura das 200 câmeras aguarda a instalação e energia por parte da Equatorial. No entanto, 5 câmeras já estão sendo ativadas, quatro delas localizadas no Parque Flamboyant e uma na Rua 1.018.
O projeto de monitoramento inclui os parques Macambira Anicuns, da Vizinhança, Bernardo Elis I e II, Vaca Brava, Cascavel e Flamboyant; praças do Cruzeiro, do Trabalhador, do Violeiro, Cívica, do Moreirinha, do Parque Amazônia, do Sol, Tamandaré, do Ipê, das Mães e Universitária.
Também será feito o monitoramento de 30 prédios públicos, incluindo sede do Procon Goiânia, secretarias municipais de Mobilidade, de Cultura, Imas, além de todos os Cais, que terão câmera externa para acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Segurança Pública / Cidades / Goiânia