A Prefeitura de Goiânia iniciou entrega das 21 mil cestas básicas que estavam armazenadas no galpão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de hoje (07/07). Os pacotes de açúcar que estavam com a data de validade vencida foram substituídos por novas unidades.
O prefeito de Goiânia justificou o ocorrido. “Já estamos apurando a situação para verificar, junto aos responsáveis, o que aconteceu. De acordo com a licitação, o prazo de validade mínimo para os produtos era de seis meses, e a entrega ocorreu em março. Ou seja, de março até agora não se passaram seis meses”, ressaltou Rogério Cruz.
A primeira distribuição aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila União e depois se dirigirá para o Cras do Jardim do Cerrado. Foram contempladas famílias cadastradas no CadÚnico.
Rogério Cruz reiterou que, desde março, já foram realizadas várias ações de entrega de cestas básicas pela prefeitura. “Desde março, já fizemos várias entregas, foram milhares de alimentos. Mas, por conta da necessidade de famílias em situação de vulnerabilidade que não possuem o castrado atualizado, muitas vezes os alimentos não podem ser entregues”, pontuou.
A repercussão das informações de que os itens das cestas estariam com data de validade vencida preocupou alguns contemplados pela ação. “Vi que está tudo certo, todos os itens no prazo de validade, então, fico mais segura”, disse a contemplada pelo programa, Susy do Espírito Santo. Ao receber a cesta, ela conferiu item por item para confirmar a seguridade.
As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) dão continuidade ao trabalho de substituição dos pacotes de açúcar vencidos, nas cestas armazenadas na Conab. O processo deve ser finalizado nos próximos dias.
As cestas são entregues após contato com as famílias cadastradas, feito por cada unidade de cada região. Entre os 17 itens que compõem as cestas estão arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate e sal.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Goiânia