04 de dezembro de 2025
Mobilidade

Prefeitura de Goiânia confirma mão única na T-10, a partir deste ano; entenda como ficará o trânsito

O novo fluxo será complementado pela Rua T-55, que manterá seu sentido atual e formará um sistema binário com a T-10
Mudança na T-10 integra plano de reestruturação viária que envolve 36 principais avenidas de Goiânia. Foto: Divulgação/SET.
Mudança na T-10 integra plano de reestruturação viária que envolve 36 principais avenidas de Goiânia. Foto: Divulgação/SET.

A partir deste ano, motoristas que circulam pela região do Setor Bueno precisarão se adaptar a uma mudança significativa: a Avenida T-10 passará a ser mão única no trecho entre a Avenida T-3 e a Avenida 85. A alteração já foi aprovada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) e faz parte do pacote de intervenções da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) para melhorar a mobilidade em Goiânia.

Com a mudança, a T-10, a partir do Parque Vaca Brava, só permitirá o tráfego em direção à Avenida 85. Isso significa que não será mais possível acessar a via a partir da 85, apenas no sentido contrário, em direção ao Jardim América. O novo fluxo será complementado pela Rua T-55, que manterá seu sentido atual e formará um sistema binário com a T-10.

Segundo o secretário da SET, Tarcísio Abreu, a decisão é resultado dos estudos feitos para as 36 principais vias da cidade. “Os técnicos entenderam que a mão única é a melhor solução para a T-10, já que a região concentra alto fluxo de veículos e precisa de reorganização”, explicou.

Outras mudanças no trânsito

Além da T-10, outra avenida mapeada para receber sentido único foi a Avenida Mangalô, no Setor Morada do Sol, uma das principais da região Noroeste. No entanto, as alterações só devem ocorrer a partir do próximo ano, após pedido de comerciantes para evitar impactos durante o período de fim de ano.

As intervenções já estão em andamento em diferentes pontos da capital. Desde janeiro, foram feitas alterações na Avenida Jamel Cecílio/136, que ganhou corredor exclusivo, onda verde e proibição de estacionamento. Mudanças semelhantes ocorreram também no corredor Mutirão/Castelo Branco e, mais recentemente, nas avenidas 24 de Outubro e Universitária.

A próxima grande mudança será na Avenida 85, em outubro, com liberação da terceira faixa, ajustes semafóricos e pequenas alterações de geometria viária para dar mais fluidez ao trânsito.

De acordo com a SET, o projeto para a T-10 está na fase de detalhamento técnico, com estudos para retirada de trechos de canteiro central, ajustes nas calçadas, além de nova sinalização e semaforização.

“Tudo que está sendo feito começou lá atrás, ainda na campanha, e com base em três pilares: trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa. Agora estamos implantando as soluções que Goiânia precisa”, disse Tarcísio Abreu.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado