Nesta quarta-feira (9), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), inaugurou a sincronização semafórica nas Avenidas Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136. A tecnologia, também chamada de onda verde, sincroniza o tempo dos semáforos e promete reduzir aproximadamente em 30% o tempo gasto no trânsito, com ganho de até 30 segundos em cada ponto semafórico das vias.
Os novos semáforos inteligentes contam com nobreak e chip, que ajudam a evitar falhas e dessincronização dos aparelhos. Com isso, mesmo em caso de queda de energia, os equipamentos continuam funcionando, evitando transtornos no trânsito. O objetivo da medida é permitir um fluxo melhor dos veículos e evitar longos congestionamentos.
Além disso, foi inaugurada a implantação da terceira faixa nos dois corredores. As vias receberam nova sinalização horizontal e vertical, e também foram realizadas obras de geometria para melhorar os pontos de conversão.
Na Avenida Castelo Branco, Mabel também entregou uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel. Antes, os motoristas que vinham no sentido Centro–Bairro faziam a conversão à esquerda na Rua Jaraguá, que contava com um semáforo de três tempos e era um grande gargalo na região. Agora, a conversão nesse cruzamento foi proibida, e o novo acesso trará mais fluidez ao trânsito.
Medidas previstas
O prefeito afirma que a meta é implantar 26 corredores em vias como T-10, T-9, T-7, Avenidas Mangalô e César Lattes. Ainda está previsto o trabalho de implantação da terceira faixa na Marginal Botafogo, que deve aumentar em 50% o fluxo de veículos no local, proporcionando uma viagem mais rápida.
De acordo com Mabel, as mudanças também trarão impactos significativos para o transporte coletivo. “Queremos que os ônibus circulem com mais velocidade. O objetivo é que haja a metronização dos ônibus convencionais e dos BRTs. Eles não vão parar em todo cruzamento. Pegam uma onda verde e seguem. As pessoas vão perceber que andar de ônibus é bom. A cidade está sendo pensada para ser controlada pelo transporte coletivo”, destaca o prefeito.
Embasamento técnico
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, explicou que as medidas que estão sendo implementadas no trânsito de Goiânia passaram por uma série de estudos de impacto e viabilidade técnica. “Fizemos contagem de veículos, avaliação do tráfego, análise dos tempos semafóricos. Tudo isso foi considerado. E hoje, o que está sendo entregue é a melhor opção para termos uma onda verde. Retiramos estacionamentos, obstáculos, conversões à esquerda, entre outros. Agora, temos semáforos sincronizados com tempos maiores e programações diferentes conforme o período”, pontuou.
As mudanças no trânsito já levaram à criação de 500 vagas de estacionamento em ruas adjacentes à Avenida Castelo Branco. Já na Avenida Jamel Cecílio, foi elaborado um projeto para construção de bolsões de estacionamento nas calçadas. A autorização foi viabilizada em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, e a execução está sendo realizada pelos próprios comerciantes. Serão mais 30 vagas, com conforto e praticidade para os clientes, sem comprometer o tráfego principal.
Monitoramento por câmeras
A SET também instalou novas câmeras de monitoramento do trânsito da capital. As imagens são enviadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), de modo a ampliar a segurança e a mobilidade na capital. Atualmente, a cidade conta com 20 radares distribuídos em diversos setores, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes, além de 12 câmeras PTZ (panorâmicas) instaladas em pontos estratégicos.
De acordo com as estimativas da Prefeitura, até o final de abril, o número de radares deve chegar a 65 e o de câmeras a 24, com previsão de expansão para mais 30 radares e 32 câmeras PTZ no segundo lote do projeto. A meta final é alcançar 280 radares e 100 câmeras distribuídas pela cidade, além de quatro radares móveis para apoio às operações de fiscalização.
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