A partir desta segunda-feira (4), a prefeitura de Aparecida inicia uma frente de trabalho para recapear, até o final deste mês, todas as 47 ruas do Jardim Tiradentes, que completará 32 anos de fundação no próximo dia 21 de abril.
Com recurso de R$ 3,5 milhões do Tesouro Municipal, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida implantará no setor 287 mil metros quadrados de asfalto novo, o equivalente a mais de 40 quilômetros. E serão recuperados mais de mil metros lineares de meio-fio.
Além de materializar a prestação de serviço por parte da Prefeitura de Aparecida, as obras vão simbolizar um presente da gestão municipal para os moradores do Jardim Tiradentes, neste aniversário do bairro. Foi o que afirmou o prefeito Vilmar Mariano ao determinar o início do recapeamento, na manhã desta segunda-feira.
Nesta primeira agenda pública de Vilmar como prefeito, ele anunciou também que, após a renovação do asfalto, as equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) vão refazer a sinalização de trânsito em todas as ruas do Tiradentes.
“O Tiradentes, hoje, não é mais um bairro, é uma cidade”, ilustrou o prefeito sobre a dimensão do setor. Vilmar Mariano ainda ressaltou o legado que seus antecessores na Prefeitura de Aparecida deixaram para a cidade, especialmente para o Tiradentes.
O gestor lembrou os feitos, sobretudo, dos ex-prefeitos Maguito Vilela e Gustavo Mendanha. “Agora, a responsabilidade de continuar administrando a cidade é nossa, dos vereadores, e do secretariado, que dá essa sustentação para as ações do nosso governo”, disse Vilmar.
Dez dos 25 vereadores de Aparecida acompanharam o lançamento das obras de recapeamento. Inclusive, o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), que assegurou: “Vamos dar continuidade ao trabalho do Gustavo Mendanha porque foi um ótimo trabalho. Mas cada gestão tem que ser melhor do que a outra”, pontuou ele.
Mário Vilela, secretário de Infraestrutura de Aparecida, afirmou que o Tiradentes ficará novo de novo. “Vai ficar assim como ficaram o Garavelo e o Santa Luzia, por exemplo. Estamos recapeando a cidade desde 2010; nunca paramos”.
Com o recapeamento, a Prefeitura de Aparecida vai sanar o problema de desnivelamento no asfalto de várias ruas do Tiradentes, que passou a ser questionado por moradores após intervenções feitas por uma empresa subsidiária da companhia estatal de saneamento.
Além de inspecionar as primeiras ações da frente de recapeamento, o prefeito Vilmar Mariano vistoriou hoje no Tiradentes as obras também da Praça Joaquim Ricardo Teixeira, que se desdobraram em grande parte na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha. Vilmar anunciou que a praça será entregue à comunidade no dia 21 de abril.
Situada na Rua 25, a Praça Joaquim Ricardo Teixeira possui área total de 14,9 mil m². O espaço contará com quase 11 mil m² de área gramada; teatro aberto com palco e 150 bancos; campo de futebol com arquibancada e grama natural.