A Prefeitura de Aparecida de Goiânia solicita a contratação de empréstimo no valor de R$ 350 milhões junto ao Banco do Brasil que serão destinados para programas de infraestrutura, saúde, educação, implantação de parques ecológicos e modernização da administração municipal. Segundo a prefeitura o projeto de lei ainda será aprovado pela Câmara Municipal de Aparecida.
Segundo o projeto de lei Nº 047, de 5 de agosto de 2024, os recursos provenientes da operação de crédito autorizada serão obrigatoriamente aplicados na execução dos empreendimentos previstos no caput deste artigo, sendo vedada a aplicação de tais recursos em despesas correntes. Vale destacar que a solicitação não tem relação com o empréstimo internacional de US$ 150 milhões pelo Brics.
Como garantia, o Poder Executivo consignará nos orçamentos anuais e plurianuais do Município, durante os prazos que vierem a ser estabelecidos para a execução dos empreendimentos e para o financiamento, dotações suficientes aos investimentos e pagamentos das parcelas de amortização e encargos financeiros decorrentes do financiamento, bem como valores de contrapartida de recursos próprios nos empreendimentos.
Segundo o documento, a contratação da operação de crédito é fundamental para viabilizar uma série de projetos de grande importância para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida em nosso município. Os recursos obtidos serão aplicados nos seguintes programas: