O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (Podemos), falou da expectativa de grandes empresas situadas na Zona Franca de Manaus de serem instaladas o mais breve em Senador Canedo, com o projeto que possibilita a destinação de áreas do município às estas empresas. Em um primeiro momento, o prefeito está acompanhando se as empresas irão à cidade de forma individual ou já em grupos. “Nós cedemos a área e as empresas já estão preparando pra virem se instalar. Ainda não sei se elas virão de forma individual ou em conjunto. Eu estive com eles… e como envolve órgão público, deve ter uma licitação, eu imagino. Então nós estamos nessa parte burocrática”, diz Lemes.
O prefeito explicou também à reportagem de o Diário de Goiás, em entrevista nesta manhã de quinta-feira (22/10), que existe benefícios para a cidade quando é cedido uma área às empresas. “Nós temos uma lei municipal que incentiva a instalação de empresas, então a prefeitura, que é detentora da área, vai ceder com ônus, que é empregar e gerar renda e também forçar todos os empresários que virem pra cá a fazer o dever de casa trazendo os veículos para serem emplacados aqui, fazer seus gastos aqui, incentivar o comércio local. Portanto o ônus é uma série de ações, por exemplo, vai instalar uma empresa e precisa de material de construção, é necessário comprar no comércio local, tudo, fomentar, o que for de mão de obra possível tem de ser daqui”, ressalta Divino.
O prefeito disse ainda que serão cerca de 140 empresas que poderão ser instaladas no município. “Pelo desenhar da situação imagino que elas virão de forma agrupada e serão 140 empresas num primeiro momento”. Ainda ao DG, Divino Lemes disse que a cidade tem suporte para receber todas as empresas. “A área que eles solicitaram já está disponível. Eu imagino que sejam galpões, por exemplo, eletro-eletrônico, celulares, eletrônicos pequenos, imagino que ficam em um galpão. Eletrodomésticos, móveis e outros, a dinâmica, a metodologia completa. Mas no Brasil é assim, eles fazem estes centros de distribuições por região e a do Centro-Oeste será sediada aqui, conclui o prefeito Divino Lemes.
O prefeito lembra ainda que foi recebido em 24 de abril de 2019, em Manaus (AM), pelo secretário estadual da Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio, para discutirem projetos relacionados a parcerias com empresas privadas e importantes que investem no Brasil e na criação de vagas de empregos. Além de políticos do Estado do Amazonas, Divino teve uma recepção também pela diretoria da Yamaha, empresa japonesa fundada em 1887 por Torakusu Yamaha, que faz parte das mais de 600 empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (Suframa), no Amazonas.
Lemes teve como objetivo nesta viagem fechar parcerias com empresas de médio e grande porte e trazê-las à cidade de Senador Canedo, com isso criariam empregos, aumentariam o desenvolvimento e aumento das receitas municipais e progresso para o município. Para se ter ideia, a Zona Franca de Manaus — criada em 1957 pelo presidente Juscelino Kubitschek — conta com mais 600 indústrias e rende, por exemplo, ao governo daquele Estado cerca de R$ 4,6 bilhões — números de 2006 no site do governo do Amazonas.