22 de novembro de 2024
Mobilidade

Prefeito de Goiânia promete substituição de 1.020 ônibus e funcionamento do BRT Norte-Sul

Rogério Cruz se reuniu com presidente da CDTC, Adriano da Rocha Lima, para fala do novo plano operacional do transporte público da capital
Prefeito de Goiânia afirmou que mudanças serão aprovadas pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). (Foto: Jackson Rodrigues)
Prefeito de Goiânia afirmou que mudanças serão aprovadas pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). (Foto: Jackson Rodrigues)

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, se reuniu com o presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima nesta quinta-feira (26) para discutir sobre possíveis melhorias da mobilidade urbana da capital. Entre os assuntos da reunião, que ocorreu no Paço Municipal, estiveram em pauta o novo plano operacional do transporte público, a substituição de 1.020 ônibus da frota atual, o funcionamento do BRT Norte-Sul e outros projetos que serão implantamos entre 2024 e 2026.

“Estamos trabalhando para melhorar todo o sistema. O objetivo é garantir a qualidade do serviço para que o usuário tenha mais conforto”, disse o prefeito Rogério Cruz durante a audiência. “As melhorias incluem a ampliação do número viagem e a redução do tempo de espera”, acrescentou.

As mudanças, segundo Adriano da Rocha Lima, foram elaboradas após estudos técnicos e serão submetidas e aprovadas pelo colegiado da CDTC nesta sexta-feira (27/10). “Estamos preparando um transformação no sistema público de transporte da Região Metropolitana de Goiânia”, explicou o presidente da CDTC.

Outro ponto importante do amplo projeto de estruturação está a ampliação da segurança dentro dos terminais de ônibus e a modernização dos pontos de ônibus, que inclusive já foi anunciada pelo prefeito de Goiânia durante o lançamento do Programa Centraliza nesta semana. De imediato, 80 novos abrigos de estrutura metálica com vidro temperado serão instalados no centro da cidade.

Presente na reunião, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que as melhorias propostas vão fortalecer o trabalho promovido pela gestão do prefeito Rogério para modernizar o sistema público de transporte. “Atuamos nos últimos meses para consolidar uma política tarifária, que congelou o preço da passagem e beneficia todos os usuários, e implantamos projetos inovadores que melhoram a mobilidade de Goiânia, como o Passe Livre do Trabalhador”, destacou.

Os avanços incluem, ainda, a implantação de pagamento modernizado, com opção de bilhetagem por meio de cartões de crédito ou débito por aproximação; biometria facial para os beneficiados do passe livre para idosos, deficientes e estudantes; e o Bilhete Único, que possibilita a troca de ônibus durante o trajeto, sem custo adicional.


Leia mais sobre: Goiânia