O prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha participou na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília, de audiência pública para discutir o uso de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura. Entre os temas debatidos estão, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em agropecuária, agricultura familiar e piscicultura.
Gustavo disse que Aparecida é uma das cinco cidades goianas que terá um Polo e um Parque Tecnológico. Os projetos consistem em atrair, criar, incentivar e manter empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa, como meio para a concretização de projetos que gerem desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda.
“Temos o projeto pronto para implantar o nosso Polo Tecnológico, que inclusive, já está com área demarcada e mapeada. O local, além de atender as empresas de tecnologia digital, poderá abrigar e desenvolver também projetos de pesquisas voltados para a agricultura, potencializando as inovações e soluções para o produtor rural”, destacou o prefeito Gustavo ao defender a importância dos debates que vêm sendo realizados pela Comissão do Senado.
O senador Vanderlan afirmou que a Ciência e Tecnologia estão presentes em todos os setores da sociedade, por isso defende os debates sobre o assunto no parlamento federal. “A tecnologia está em tudo o que fazemos hoje e com a Agricultura, Pecuária e Abastecimento não é diferente. E o Brasil, que é o celeiro do mundo, precisa potencializar seu uso na produção de alimentos”, destacou.
Tecnologia e investimentos
O prefeito declarou ainda que a gestão tem investido pesado em tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos em áreas como a tecnologia. “Temos feito algo muito importante que é investir em tecnologia. Com inteligência nós podemos facilitar muito a vida dos agentes de segurança. Por isso, vamos investir quase R$ 50 milhões em videomonitoramento com olhos de águia e é importante que o senhor conheça o projeto para nos ajudar para que possamos melhorar mais o nosso projeto”, esclareceu.
O projeto Cidade Inteligente prevê a implantação de mais de 500 quilômetros de redes de fibra ótica em toda a cidade, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço gerando desenvolvimento econômico e social para o município.
O debate foi promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, presidida pelo senador goiano Vanderlan Cardoso (PP), que convidou o gestor municipal. A proposta da audiência foi requerida pelo senador Chico Rodrigues (DEM), de Roraima.