Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Detran fará nova licitação para contratar empresa de informática

Compartilhar

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), João Furtado, explicou nesta sexta-feira (10), em entrevista coletiva, que a empresa contratada no ano passado para fazer a modernização do sistema de informática do órgão não terá o acordo renovado, pela falta de conclusão do serviço contratado.

Publicidade

Decidimos não renovar o contrato que vencerá no dia 16 de abril de 2015. Já comunicamos a empresa e ela já sabe que não poderá continuar prestando serviço ao Detran. O Detran comprou serviços em sistema que foram entregues e prestados parcialmente. Nesse sentido, faltam algumas funcionalidades”, disse.

Publicidade

Questionado sobre a demora em observar que a empresa não estava atendendo à demanda e por uma possível quebra de contrato, João Furtado comentou que desde janeiro o problema foi identificado e que, apesar de ter pensado em romper o acordo, preferiu esperar vencer a data do contrato para que os serviços prestados pelo Departamento não fossem mais prejudicados.

Publicidade

No dia 5 de janeiro nós devemos ter recebido o sistema funcionando 100%. Fomos muito pressionados a romper o contrato antes. Acontece que sem esse auxílio ficaríamos em uma situação pior. Avaliamos essa possibilidade em janeiro, no momento que a gente viu o tamanho do problema, mas concluímos que para o funcionamento do serviço seria pior e teríamos mais problemas do que se continuássemos tendo o auxílio da empresa”, explicou.

Sobre o motivo de a empresa não ter prestado o serviço corretamente, conforme contratado, o presidente falou que a instituição perdeu a capacidade técnica e que isso ocorreu provavelmente por questões financeiras.

Publicidade

Acho que a empresa perdeu a capacidade, por razões próprias de relacionamento acionário, parece que a empresa entrou em dificuldades financeiras. Isso prejudicou a qualidade técnica do seu trabalho. Eu não acho que houve uma má escolha, o processo foi licitatório, a empresa já trabalhava em três Detran’s do Brasil”.

Nova contratação

Com a finalização do contrato, o Detran precisará contratar outra empresa para dar continuidade à implantação do novo sistema. No entanto, João Furtado informou que não há prazo para que isso aconteça.

Tenho que selecionar as propostas, precificar, submeter à Controladoria-Geral do Estado. Se eu conseguir fazer tudo isso até o dia 16, ótimo. Se não, logo em seguida eu comunico. A gente não espera que isso demore muito. Achamos que o tempo necessário para a contratação não impactará no serviço do Detran”.

Publicidade