A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, precisou adiar sua vinda à Goiânia, marcada para esta segunda-feira (12). Por motivos de saúde, ela não vai poder comparecer à solenidade de entrega da Comenda Washington Novaes, que receberia na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) hoje, em solenidade que estava marcada para as 16 horas.
Desde quarta feira (7), segundo o seu chefe de gabinete, Marina Silva está acamada com fortes dores nas costas. É espero que nesta segunda a ministra esteja melhor, mas seu médico pediu para ela suspender programação de trabalho temporariamente.
A própria ministra pediu para que a solenidade fosse remarcada, se possível, para uma data no final deste mês, o que será feito, segundo a Alego. O novo dia será comunicado assim que ministra restabelecer sua saúde para que todos homenageados recebam a comenda com a ministra.
O último evento em que Marina Silva falou ao vivo, antes de ter a saúde afetada, foi em um pronunciamento nas rádios e nos canais de televisão abertas do país na noite da última segunda-feira (5), há exta uma semana. A transmissão se deu pro conta da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Sobre a homenagem
A solenidade tem o nome de Washington Novaes por conta do Jornalista que dá nome a homenagem. Washington Novaes é uma referência em jornalismo ambiental, cuja a defesa do Cerrado, Amazônia e povos indígenas é destaque internacional. Ele faleceu em agosto de 2020 e também dá o nome ao Parque Areião, em Goiânia.
Ao todo, quando a data for remarcada, serão 30 homenageados. Entre eles está o artista plástico Siron Franco, os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. O delegado Luziano Severino, da Dema, o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito Pedro Wilson, idealizador do Parque Macambira Anicuns (PUAMA), Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado por Washington Noves no documentário Xingu (1985).
Leia mais sobre: Goiás - Estado