Uma represa localizada na Fazenda São Lourenço no município de Pontalina, a 121 quilômetros de Goiânia, se rompeu neste sábado (4). Não há informações sobre feridos. Na cidade chove forte desde a madrugada, o que teria provocado o rompimento da barragem. Parte da cidade foi afetada e bairros da parte mais baixa foram alagados, com várias ruas e casas sendo atingidas. O abastecimento de água e energia elétrica foi comprometido.
O rompimento da represa provocou a interdição da ponte da GO-215, que é um das saídas de Pontalina para Goiânia. O trecho já foi liberado. Uma árvore que impedia o acesso dos motoristas foi retirada. A Goinfra fará avaliação mais detalhada na região.
Uma equipe composta por cinco homens do Corpo de Bombeiros de Morrinhos foi enviada para a cidade de Pontalina no início da tarde. Os militares farão uma avaliação e prestarão socorro aos moradores da cidade após o rompimento de uma represa, em uma fazenda.
A Prefeitura de Pontalina emitiu um alerta aos moradores que estão nas proximidades do Lago Municipal, na parte baixa de alguns bairros. Há risco de rompimento de outras represas na região. A situação mais crítica é no Bairro Lagoinha. Moradores informaram que a água passa de um metro de altura.
{source}<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fprefeituradepontalina%2Fposts%2F2478187322307290&width=500″ width=”500″ height=”594″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allow=”encrypted-media”></iframe>{/source}
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que vai analisar o caso para saber o que teria motivado o rompimento dessa represa.
Abastecimento de água
A Saneago informou que as fortes chuvas causaram inundação, de cinco metros na área da captação da Saneago em Pontalina, deixando motores, quadro de comando e uma série de outros equipamentos submersos.
Com isso, o sistema de abastecimento de água foi paralisado. Técnicos aguardam a diminuição do volume de água para, então, avaliar a condição de todos os equipamentos e executar os reparos necessários para a normalização do sistema.
O transbordamento da represa provocou transtornos ao sistema de esgotamento sanitário. Estação elevatória final de esgoto e poços de visita foram danificados, podendo ocasionar extravasamentos no município.
Segundo a Saneago, uma força tarefa está monitorando, atentamente, a situação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
A Saneago solicita a compreensão dos clientes e, especialmente neste período que antecede a normalização do abastecimento, o consumo consciente das reservas domiciliares de água tratada.
Energia
A Enel Distribuição Goiás informou que cerca de 100 clientes estão com fornecimento de energia interrompido. A companhia esclarece, ainda, que os técnicos estão enfrentando dificuldades de deslocamento devido à situação encontrada na cidade. Equipes extras de atendimento emergencial estão na região para prestar apoio.