Brasil

Políticos lamentam a morte de Pelé

Após o anúncio da morte do Rei do Futebol, Pelé, na tarde desta quinta-feira (29), as homenagens não ficaram somente na esfera esportiva. A notícia lamentável repercutiu no meio político, com declarações de figuras como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Hamilton Mourão (Republicanos), Geraldo Alckmin (PSB) e Ronaldo Caiado (União Brasil).

O presidente eleito Lula postou fotos ao lado de Pelé e descreveu a honra que teve em ver o “Pelé dar show”. Lula ainda lembrou das experiências únicas que teve com o rei do futebol. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi”. O presidente eleito finalizou dizendo, “Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, escreveu no Twitter.

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também deixou sua homenagem a Pelé em sua rede social. O governador lamentou a morte do ídolo brasileiro e afirmou que, juntamente da primeira-dama, Gracinha Caiado, deseja força aos familiares do rei. “Eterno, Pelé é um rei que permanecerá vivo em nossos corações e memórias. Como brasileiros, seremos eternamente gratos ao que ele fez pelo futebol e por nosso país”, escreveu Caiado.

O atual vice-presidente Hamilton Mourão usou o perfil oficial da Vice-Presidência da República para se pronunciar sobre a morte de Pelé. No post, se referiu a ele como “valoroso atleta e militar”, afirmando que o eterno camisa 10 “encheu nossos corações de alegria”. Para ilustrar o post, uma foto de Mourão ao lado de uma camisa da seleção autografada por Pelé, com dedicatória para ele.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin repostou uma homenagem do perfil oficial de Pelé, que dizia “Amor, amor e amor, para sempre”, com uma foto do rei do futebol em preto e branco. Em coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília, Alckmin declarou “Nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo nas Copas de 58, 62 e 70. Um atleta completo. Nosso carinho, nossos sentimentos, nossas orações aos seus familiares e fãs”.

A futura ministra do Esporte, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, também lamentou a grande perda em entrevista coletiva em frente ao CCBB. “Pelé era sinônimo de Brasil. Muito maior que o futebol. É o futebol porque foi a maneira que ele expressou a arte e a força dele”, disse.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024