O historiador, professor e palestrante Leandro Karnal, de 59 anos, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Academia Paulista de Letras e professor da Unicamp por mais de 20 anos, ultrapassou as 60 milhões de visualizações de seus vídeos no canal oficial do Youtube. Reconhecido como importante palestrante, intelectual e formador de opinião, Karnal se consolidou na plataforma publicando vídeos sobre temas polêmicos, que envolvem assuntos relacionados à política, religião e autoajuda.
Além disso, o canal ainda trás algumas partes de seus livros, que estão entre os mais prestigiados do Brasil, como “O Dilema do Porco-Espinho”, “Todos Contra Todos” e “Crer ou Não Crer”. Por isso, o Diário de Goiás reuniu os 10 vídeos mais populares de Leandro Karnal, todos com mais de 1 milhão de visualizações cada um, que tratam de diferentes assuntos. Confira.
Neste vídeo, que possui 1 milhão de visualizações, Karnal fala sobre a importância do medo. O historiador também explica o que se deve fazer diante dele, diferencia medo de fobia, e o que pensadores e filósofos refletiram sobre isso.
Em outro vídeo que alcançou 1 milhão de visualizações, Leandro Karnal questiona se o espectador é uma pessoa que levanta rapidamente da cama assim que o alarme toca ou faz parte do grupo dos que ficam adiando a saída do leito? Com isso, ele traz filosofias sobre o ato de sair da cama pela manhã. A partir de uma provocação apontada pelo escritor Eric Weiner no livro “O Expresso Sócrates”, o professor fala no vídeo sobre o cotidiano, a capacidade de cumprirmos deveres e a compreensão para uma vida mais consciente e feliz.
Neste vídeo de um ano atrás, que faz parte de uma série de vídeos sobre os pecados capitais, Karnal fala sobre a transformação e o sentido da palavra preguiça do decorrer da história. No roteiro, o historiador fala sobre o que a preguiça representa nos dias atuais, qual a relação histórica entre a preguiça, o calvinismo e o capitalismo e como utilizar a preguiça a favor da produtividade.
Em um dos vídeos mais antigos a ultrapassar 1 milhão de visualizações, este vídeo fala do livro de Karnal, que, a partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, faz uma reflexão sobre a natureza de viver só – por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado.
Neste vídeo, outro que está entre o mais antigos a ultrapassar 1 milhão de visualizações, Leandro Karnal fala sobre a origem da religião judaica, a primeira a propor o monoteísmo, ou seja, a crença em um só Deus. O historiador também aborda sobre as inovações o Judaísmo trouxe para a Humanidade, sobre o que acreditam os judeus, as subdivisões da religião e como a tradição judaica contribuiu para a cultura ocidental.
Neste outro episódio da série ‘Pecados e Virtudes’, o professor Leandro Karnal fala sobre a inveja, o “pecado envergonhado”. O historiador esmiúça sobre o que é a inveja, qual a relação entre inveja e cobiça e como lidar com a felicidade alheia em um mundo regido pelas redes sociais e falsos conceitos de felicidade e perfeição.
Nem só de religião, autoajuda e filosofia são os vídeos de Leandro Karnal. O quarto vídeo mais visto de seu canal é o que fala sobre política, especificamente posicionamento de esquerda, direita ou isenção. Embasado pela história, o escritor reforça que o tema complexo e que divide opiniões. No vídeo, o historiador tenta fazer o espectador entender melhor o contexto em que surgiram os termos “direita” e “esquerda” na esfera política e o que Napoleão Bonaparte e a Revolução Russa têm a ver com a origem de revolucionários e reacionários.
Sim, com mais de 3 milhões de visualizações, o terceiro vídeo mais visto do canal de Karnal é sobre como manter o foco e a concentração, já que tem sido uma tarefa difícil muito por causa das notificações no celular, principalmente vindas das redes sociais. No vídeo, o professor ainda convida a refletir sobre essa questão e em como otimizar a rotina para que possa ter mais concentração nas atividades cotidianas, se o foco pode ser treinado, ou como evitar distrações.
No mesmo sentido do vídeo anterior, o segundo vídeo de Leandro Karnal, também com mais de 3 milhões de visualizações, fala de hábitos e obrigações, e como o cérebro é uma máquina de adiar tarefas importantes. Por isso, o professor ajuda a descobrir como não deixar tudo para a última hora e por que é tão difícil mudar velhos hábitos. Karnal ajuda, ainda, a entender o que fazer para treinar a mente para essa mudança e como não perder tempo com o que não é relevante.
Com 3,5 milhões de visualizações, o vídeo mais visto e mais popular de Leandro Karnal é, também, um dos mais polêmicos. No vídeo, o professor fala sobre o por quê de ser ateu, uma das perguntas que, segundo ele, mais recebe em suas redes sociais. O escritor esclarece a questão e conta os motivos que o levaram ao afastamento da religião.