A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagrou nesta quarta-feira (12), a “Operação Fictus” para desarticular uma associação criminosa responsável pela falsificação de documentos veiculares, de históricos escolares e certificados de conclusão de ensino médio que deveriam ser emitidos pela Secretaria Estadual de Educação.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão de suspeitos. Além disso, vários certificados de conclusão de curso foram apreendidos.
Durante as investigações, a polícia constatou que além de documentos relacionados a veículos automotores, os falsários contrafaziam certificados de conclusão de ensino, mediante anúncios na internet, angariando pessoas de todo o país. Esses indivíduos cobravam em média de R$ 500,00 por certificado.
A polícia destaca que no ano passado, os presos desta operação foram alvos de outra operação da DERFRVA envolvendo os crimes de organização criminosa, roubo, furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e falsificação de documento público.
Segundo a polícia um dos integrantes da associação criminosa já se encontrava detido desde março de 2018 na Casa de Prisão Provisória do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, e mesmo assim, continuava comandando o crime.
Leia mais sobre: Secretaria Estadual de Educação / Cidades