21 de dezembro de 2024
Crime

Polícia Civil resgata animais após denúncia de maus-tratos, em Goiânia

Um cachorro, um gato e jabutis foram resgatados e levados para abrigo de proteção animal
Os bichos estavam magros, com pulgas e sinais de maus-tratos.Foto: Polícia Civil
Os bichos estavam magros, com pulgas e sinais de maus-tratos.Foto: Polícia Civil

O Grupo de Proteção Animal – GPA/DEMA, da Polícia Civil do Estado de Goiás, resgatou um gato, um cachorro e jabutis que sofriam maus-tratos em uma casa, em Goiânia. A ação foi resultado de uma denúncia feita através do Disque Denúncia-197.

De acordo com a denúncia, o cachorro era agredido diariamente, passava o dia amarrado e estava muito magro. Segundo o denunciante, há alguns dias, uma cadela filhote havia morrido na casa sem motivo aparente. No local, a equipe constatou que os animais eram maltratados e passavam por péssimas condições de higiene e alimentação.

O cachorro, já idoso, e o gato filhote estavam magros e com pulgas. Os animais apresentavam comportamento que sinalizava medo e não havia água nem comida à disposição. Além disso, foram encontrados jabutis, cuja criação em cativeiro sem autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) é considerada crime.

O cão e o gato foram resgatados e levados para a ONG Alma de Patas, onde aguardam adoção e um lar. Os jabutis, por serem animais silvestres, foram encaminhados para o CETAS, Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. O responsável pelos animais não estava no local, mas está sendo investigado pelo crime de maus-tratos, sob pena de cinco anos de prisão e perda da guarda dos bichos.


Leia mais sobre: / Goiânia