A Polícia Militar do Entorno Sul, no Entorno do Distrito Federal, começa a atender a partir do próximo dia 3 as ocorrências notificadas via WhatsApp. O sistema, que está em fase de teste, integrará o Programa Inclusão Total, que amplia o acesso aos serviços da PM por meio das redes sociais. A região já conta com o acionamento de ocorrências pelo Facebook, Twitter e Skype.
O comandante do 5º Comando Regional – Entorno Sul, tenente-coronel Heber de Souza Lima, explica que nesse momento inicial os acionamentos via WhatsApp podem ser feitos pelo número (61) 9916-7371. O aplicativo permite que usuários enviem fotos, vídeos e façam contato direto com a polícia. Ele acredita que isso facilitará a identificação de suspeitos e recuperação de bens roubados, pois as denúncias ocorrerão em tempo real.
O uso das redes sociais tem sido positivo na região. Via Facebook a PM foi acionada e rapidamente conseguiu recuperar cinco veículos. Foram mais de 50 ocorrências solucionadas com auxílio das redes. No caso de municípios do interior, afirma Heber, essa otimização ainda é maior. A PM divulga fotos ou descrição dos veículos roubados e os internautas ao verem o veículo fazem a notificação do paradeiro.
“A polícia não pode trabalhar de forma isolada. Temos que estar próximos daqueles que sofrem as ocorrências, que é a população”, pontua o tenente-coronel. Para que os militares aprendam a usar o aplicativo, foi dado treinamento a eles.
Histórico
A ideia de usar as redes sociais como meio de acionamento da PM foi feita, segundo o comandante, pela primeira vez em Goiás. A iniciativa pioneira surgiu a partir da necessidade. Enquanto era comandante em Caldas Novas ele se deparou com um problema: o cabo que possibilitava as ligações para o 190 foi rompido, inviabilizando o principal meio de denúncia para a polícia.
Como estava em um final de semana às vésperas do Réveillon e com a cidade cheia de turistas, Heber teve a ideia de criar uma página no Facebook para divulgar os celulares das viaturas. Em menos de uma hora, mais de mil pessoas acessaram a página. Com o sucesso da empreitada, ele autorizou que também fossem feitas notificações de ocorrências via online. Com a ajuda da rede social, em menos de 20 minutos a PM conseguiu recuperar veículos furtados.
As informações são do Goiás Agora.