A Reunião Setorial de Revisão do Plano Diretor Democrático (PDD) de Senador Canedo aconteceu hoje, 16/11 e reuniu a equipe do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO), responsável pela revisão do projeto, representantes do Ministério Público (MP), secretários e outros setores organizados da sociedade. Dessa forma, mais uma etapa do projeto foi cumprida, faltando pouco para que seja votado na Câmara Municipal.
Promovido pelo núcleo gestor para a revisão do Plano Diretor, o encontro faz parte da etapa de Leitura Comunitária da qual fazem parte, as reuniões comunitárias e a pesquisa online. De acordo com Segundo Selomar Breda, diretor do (ITCO), a reunião com representantes da sociedade organizada sucedeu às Reuniões Comunitárias, uma das etapas mais importantes dentro do processo de Revisão do Plano Diretor e que possibilitou à população contribuir com relatos das principais ocorrências de suas respectivas regiões.
Selomar explica que objetivo principal da reunião setorial dentro de um projeto do plano diretor é definir como serão o desenvolvimento, a expansão urbana e a gestão municipal para os próximos dez anos no município. O diretor do ITCO esclarece que foram discutidos temas ambientais como recursos hídricos, saneamento, estação de tratamento e drenagem que contou com palestras ministradas pelas equipes do MP e ITCO esclarecendo dúvidas sobre o tema. “Falamos sobre quais são as ações para recuperação dos mananciais e da vegetação das áreas de preservação permanente (APP) e oportunizamos a propositura de soluções para essas demandas”, afirma Selomar.
Segundo o diretor do ITCO, as equipes do ITCO neste momento estão levantando dados junto à população para finalizar o Relatório de Leitura Técnica até 15 de dezembro e na sequência, o Projeto de Lei que tem previsão de ser finalizado para apreciação na Câmara dos vereadores em março de 2023.