Petistas comemoram pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) em que o ex-presidente Lula (PT) aparece com 55% dos votos contra 32% do presidente Jair Bolsonaro — numa disputa no 2º turno.
Os dados da pesquisa no primeiro turno também mostram o petista à frente de seus adversários. Na estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) Lula tem 41%, ante 23% de Bolsonaro.
Lula (PT) — 41%
Jair Bolsonaro (sem partido) — 23%
Sérgio Moro (sem partido) — 7%
Ciro Gomes (PDT) — 6%
Luciano Huck (sem partido) — 4%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) — 2%
João Amoedo (Novo) — 2%
Em branco/nulo/nenhum — 9%
Não sabe — 4%
Em entrevista ao Diário de Goiás, nesta quinta-feira (13), a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) disse que a pesquisa mostra que parte da população está percebendo que foi enganada no pleito de 2018.
“Essa pesquisa vem demostrar realmente o que nós estamos sentindo de conversar com as pessoas, dialogar sobre esse momento difícil que nós estamos vivendo, momento de crise sanitária, pessoas morrendo, uma crise econômica muito grande. Então a todo esse sofrimento da população, eu percebo que grande parte da população está percebendo que foi enganada nas eleições de 2018”, disse a parlamentar.
A pesquisa mostra também que no 2º turno, Lula venceria com folga o presidente Bolsonaro.
Lula (PT) — 55%
Jair Bolsonaro (sem partido) — 32%
Branco/nulo/nenhum — 11%
Não sabe — 2%
O ex-deputado e atual vereador em Goiânia Mauro Rubem (PT) diz que a política do presidente Bolsonaro mostra à população que as pessoas fizeram uma escolha errada em 2018 e agora o resultado veio à baila, por isso os números adversos a Jair Bolsonaro.
“Com certeza isso tem sido o reflexo na medida que a sociedade começa a entender que o projeto que foi vitorioso nas eleições de 2018, um projeto incompetente, um projeto trágico que nem mesmo vacina consegue garantir para a população e sem dizer na tragédia na economia. E tenho informações que as pesquisas específicas em Goiânia e da Região Metropolitana mostram o Lula bem na frente nas pesquisas”, disse Mauro à reportagem do DG.
O DG ouviu também o deputado federal Rubens Otoni (PT), que foi na mesma linha explicando que as pessoas começaram a entender que Lula foi perseguido e o que está por trás do governo Bolsonaro.
“Esta pesquisa mostra aquilo que a gente tem percebido nas ruas, a máscara caiu, a cortina se abriu e o povo começa a perceber o que está por trás desse governo. Os fatos acontecidos este ano serviram para que a população pudesse enxergar a perseguição que foi feita ao Lula e à Dilma, o que para nós não era novidade nenhuma”, conclui Rubens Otoni