O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) abriu 28 pontos de diferença para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) e pode liquidar a fatura já no primeiro turno, realizado no dia 2º de outubro, já que teria 58% dos votos válidos. É o que mostra a nova pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada nesta quinta-feira (15/09).
Nesta rodada do levantamento, o governador oscilou 3 pontos para a cima em relação à pesquisa anterior publicada no dia 25 de agosto e agora tem 48% das intenções de voto ante a 20% de Gustavo Mendanha que variou um ponto para baixo, dentro da margem de erro.
Distantes da polarização, pouco mudou no pelotão debaixo da corrida que é puxado pelo candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), deputado federal Vitor Hugo (PL) tem os mesmos 10% pontuados no último levantamento. O professor Wolmir Amado, em quarto, também repetiu o desempenho e tem 5% das intenções de voto.
Cintia Dias (Psol), Edgar Diniz (Novo), Professor Pantaleão (UP) e Professora Helga (PCB) não pontuaram. Nulos e brancos ou eleitores que não opinaram somam 17%.
No levantamento espontâneo, quando o eleitor declara o seu voto sem ter acesso a uma lista com os nomes dos candidatos, a pesquisa Real Time Big Data aponta que Caiado cresceu 7 pontos e agora tem 36% das intenções de voto. Gustavo Mendanha aparece com 11%. Major Vitor Hugo é o terceiro, com 5%; Wolmir Amado soma 2%.
2º Turno
A pesquisa Real Time Big Data simulou dois cenários de 2º turno. No primeiro, entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha, o governador venceria o pleito com 59% dos votos, contra 31% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. No segundo, numa hipotética disputa entre Caiado e Vitor Hugo, novamente o candidato do União Brasil venceria com uma larga vantagem: 61% contra 24% do liberal.
A quarta rodada da pesquisa Real Time Big Data sobre a disputa eleitoral em Goiás ouviu 1,5 mil eleitores, por telefone, entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o nº GO-09920/2022.