Pesquisa Genial/Quaest para presidência da República divulgada neste sábado (29/10) às vésperas da votação no segundo turno das eleições mostra cenário inédito de empate técnico nas pesquisas feitas pelo instituto: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 52% do votos válidos e Jair Bolsonaro (PL), tem 48%.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Bolsonaro pode ir a 50% e Lula também. O empate técnico é inédito nessas eleições na última pesquisa antes da votação. Em relação ao levantamento anterior, o petista variou um ponto percentual para baixo e Bolsonaro fez a mesma movimentação para cima.
Para calcular os votos válidos, é necessário excluir os indecisos e nulos. O mecanismo de cálculo é o mesmo usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a apuração da votação.
Na pesquisa divulgada neste sábado Lula tem 46% dos votos totais, enquanto Bolsonaro aparece com 43%. Indecisos são 5%, e 6% manifestaram a intenção de votar em branco ou anular.
O levantamento entrevistou 2.000 eleitores de 28 a 29 de outubro e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05765/2022.