17 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 28/04/2024 às 16:33

Pesquisa Quaest/Genial consolida Lula na liderança da corrida presidencial

Lula lidera pesquisa. (Foto: Reprodução/Facebook Lula)
Lula lidera pesquisa. (Foto: Reprodução/Facebook Lula)

A pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (9) consolida a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, o petista tem 45% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 23%.

Os percentuais dos dois são os mesmos apresentados nos levantamentos de janeiro. Lula, inclusive, de acordo com a pesquisa, tem chance de vitória em primeiro turno, uma vez que o percentual dele supera a soma dos adversários em todos os cenários, porém, dentro da margem de erro.

Outro dado importante da pesquisa é que mais da metade dos eleitores diz que o voto já é definitivo, o que mostra a consolidação do cenário dos últimos meses, com pouca variação.

Quem caiu, dentro da margem de erro, foi Sergio Moro (Podemos), que tinha 9% e aparece agora com 7%. O percentual é o mesmo de Ciro Gomes (PDT).

Na pesquisa encomendada pela Genial Investimentos, o instituto Quaest ouviu 2 mil pessoas entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Veja a pesquisa estimulada

Lula (PT) – 45%
Bolsonaro (PL) – 23%
Moro (Podemos) – 7%
Ciro Gomes (PDT) – 7%
João Doria (PSDB) – 2%
André Janones (Avante) – 2%
Simone Tebet (MDB) – 1%
Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
Felipe D’Ávila (Novo) – 0%
Branco/nulo/não vai votar – 8%
Indecisos – 5%

Em outros três cenários, a variação ocorre sempre dentro da margem de erro, sem mudanças na corrida. Na espontânea, por outro lado, Lula teve crescimento acima da margem de erro, saltando de 23 para 27 pontos percentuais e se aproximando da sua melhor marca, de 29%, em novembro. Jair Bolsonaro subiu de 15% para 16%.

Veja a evolução da espontânea


Leia mais sobre: / / / / / Política