Publicidade
Política
| Em 7 meses atrás

Pesquisa Genial/Quaest aponta que 55% acham que Lula não merece nova chance em 2026

Compartilhar

Conforme resultado da pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial, divulgada nesta segunda-feira (13), 55% da população brasileira afirma que o atual presidente Lula (PT) não merece mais uma chance como presidente em 2026. Em contrapartida, 42% dos entrevistados afirmam que o presidente merece uma nova chance e 3% não souberam ou não responderam.

No total, 2.045 pessoas foram entrevistadas e a pesquisa tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados. No critério por idade, a avaliação de que o presidente não merece um novo mandato é majoritária entre os grupos de 16 a 34 anos (57%) e de 35 a 59 anos (57%).

Publicidade

“Embora ainda esteja distante, a eleição de 2026 já começa a se desenhar. Lula terá que ganhar a confiança da maioria para merecer mais uma chance. Os nomes da oposição trabalham para ganhar conhecimento”, destacou o cientista político Felipe Nunes, diretor e fundador da Quaest.

Publicidade
(Fonte: Pesquisa Genial/Quaest).

Lula x Michelle Bolsonaro

Além da avaliação de Lula, o levantamento apontou possíveis nomes postulantes ao Palácio do Planalto. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é a candidata preferida para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja impossibilitado de concorrer à disputa presidencial. Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

Para 28% dos entrevistados, Michelle foi apontada como a favorita para um embate contra o petista daqui a dois anos, seguida pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (24%); do Paraná, Ratinho Júnior (10%); de Minas Gerais, Romeu Zema (7%); e de Goiás, Ronaldo Caiado (5%). Pouco mais de um quarto do eleitorado (26%) não sabem ou não responderam.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019