A pesquisa Diagnóstico, divulgada neste domingo (15), indica empate triplo entre os candidatos Vanderlan Cardoso (PSD), Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT) na disputa pela prefeitura de Goiânia. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos na estimulada, os três candidatos estariam equiparados na corrida eleitoral, com 22,6%, 21,1% e 19,5% das intenções de voto, respectivamente.
Atrás, no segundo pelotão estão Fred Rodrigues (PL), com 9,9% das intenções e Matheus Ribeiro (PSDB), com 7,7%. O atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) aparece com 4,2%, à frente do professor Pantaleão (UP), com 1,1%. Brancos e nulos foram 7,5% e não souberam ou não quiseram responder, 6,4%.
A primeira rodada da pesquisa Diagnóstico tem cenário político eleitoral equivalente ao empate triplo da pesquisa para prefeito de Goiânia anterior, a pesquisa SERPES, publicada pelo jornal O Popular e que teve divulgação proibida pela Justiça eleitoral.
O levantamento divulgado no dia 16 de agosto e suspenso por determinação da Justiça Eleitoral por questionados sobre de dados, também mostrava cenário de empate técnico triplo, com Mabel à frente com 20,5%; Vanderlan com 20% e Accorsi com 19,1%.
Já na espontânea, quando o eleitor manifesta sua opinião sem apresentação dos nomes, a pesquisa Diagnóstico identificou a frente de Sandro Mabel com 17,6%, seguido de Adriana Accorsi e Vanderlan, ambos com 14,1%, em um também cenário de empate triplo dentro da margem de erro, também.
Em eventual segundo turno entre Vanderlan e Accorsi, o ex-prefeito de Senador Canedo levaria a melhor, com 50,4% ante 28,6% da filha de Darcy Accorsi. Se a disputa fosse entre Sandro Mabel e Adriana, a delegada também perderia, conforme a pesquisa Diagnóstico, com Mabel recebendo 48,0% dos votos e Adriana com 34,4%. Já num cenário de segundo turno entre Vanderlan e Mabel, o primeiro venceria com 44,5% das intenções de voto, ante 37,3% de Sandro.
O detalhamento da pesquisa mostra como os principais candidatos se saem em diferentes grupos de eleitores de Goiânia levando em conta fatores como idade, sexo, nível de instrução e situação econômica.
Vanderlan se destaca entre os homens, onde tem o apoio de 26,7% dos eleitores, em comparação com 19,2% entre as mulheres. Ele é o favorito entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 21,7% desse grupo. Ele também é popular entre os eleitores de 45 a 59 anos, onde tem 24,1%. No entanto, sua popularidade é ligeiramente menor entre os eleitores mais velhos (60 anos ou mais), com 22,4%.
Quanto ao nível de instrução, Vanderlan se sai melhor entre os eleitores com ensino superior, onde atinge 48,6%. Ele também é mais forte entre os eleitores com renda de até 3 salários mínimos, com 44,7% das intenções de voto.
Mabel, que está em segundo lugar, tem um bom desempenho entre os gêneros. Ele tem 22,4% das intenções de voto dos homens e 20,1% das mulheres. Sua principal base de apoio está entre os eleitores mais jovens, especialmente aqueles entre 25 e 34 anos, onde alcança 19,8%. Além disso, ela obtém 24,7% dos votos entre os eleitores de 45 a 59 anos, destacando-se nessa faixa etária.
Em termos de escolaridade, Mabel também é forte entre os eleitores com ensino médio incompleto ou completo, registrando 19,0%. No recorte de renda, Sandro Mabel se destaca entre os eleitores com renda acima de 6 salários mínimos. Ele tem 27,5% de apoio, sendo sua base mais forte entre os que têm maior poder aquisitivo.
Adriana Accorsi aparece em terceiro lugar na pesquisa estimulada, mas sua força eleitoral é significativa em alguns segmentos. A candidata do PT tem mais apoio entre as mulheres. A delegada tem 20,6% das intenções de voto. Entre os homens, o apoio é de 18,1%.
Adriana também se destaca entre os eleitores mais velhos. Ele conquista 31,2% dos eleitores com 60 anos ou mais. Entre os eleitores de 35 a 44 anos, ele tem 26,1%.
Entre os grupos de instrução, Adriana recebe mais apoio dos eleitores com ensino fundamental completo. Ela alcança 28,6% das intenções de voto nesse grupo. No critério renda, ela é mais forte entre os eleitores de até 3 salários mínimos, com 28,0% das intenções.
A pesquisa ouviu 625 eleitores de Goiânia e foi realizada entre 10 e 12 de setembro de 2024. O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-02332/2024. A margem de erro de 4 pontos percentuais.
(Com colaboração de Luana Cardoso na redação)