15 de setembro de 2024
Eleições Goiânia • atualizado em 15/09/2024 às 10:04

Pesquisa Diagnóstico Goiânia: Mabel à frente espontânea, Vanderlan na estimulada e Adriana põe disputa indefinida

Considerando a margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre os três candidatos líderes

A pesquisa Diagnóstico, divulgada neste domingo (15), indica empate triplo entre os candidatos Vanderlan Cardoso (PSD), Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT) na disputa pela prefeitura de Goiânia. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos na estimulada, os três candidatos estariam equiparados na corrida eleitoral, com 22,6%, 21,1% e 19,5% das intenções de voto, respectivamente.

Atrás, no segundo pelotão estão Fred Rodrigues (PL), com 9,9% das intenções e Matheus Ribeiro (PSDB), com 7,7%. O atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) aparece com 4,2%, à frente do professor Pantaleão (UP), com 1,1%. Brancos e nulos foram 7,5% e não souberam ou não quiseram responder, 6,4%.

A primeira rodada da pesquisa Diagnóstico tem cenário político eleitoral equivalente ao empate triplo da pesquisa para prefeito de Goiânia anterior, a pesquisa SERPES, publicada pelo jornal O Popular e que teve divulgação proibida pela Justiça eleitoral.

O levantamento divulgado no dia 16 de agosto e suspenso por determinação da Justiça Eleitoral por questionados sobre de dados, também mostrava cenário de empate técnico triplo, com Mabel à frente com 20,5%; Vanderlan com 20% e Accorsi com 19,1%.

Já na espontânea, quando o eleitor manifesta sua opinião sem apresentação dos nomes, a pesquisa Diagnóstico identificou a frente de Sandro Mabel com 17,6%, seguido de Adriana Accorsi e Vanderlan, ambos com 14,1%, em um também cenário de empate triplo dentro da margem de erro, também.

Pesquisa diagnóstico para prefeito de Goiânia afere opinião dos eleitores na disputa de 2024

Confrontos de segundo turno indicam dificuldade para Adriana

Em eventual segundo turno entre Vanderlan e Accorsi, o ex-prefeito de Senador Canedo levaria a melhor, com 50,4% ante 28,6% da filha de Darcy Accorsi. Se a disputa fosse entre Sandro Mabel e Adriana, a delegada também perderia, conforme a pesquisa Diagnóstico, com Mabel recebendo 48,0% dos votos e Adriana com 34,4%. Já num cenário de segundo turno entre Vanderlan e Mabel, o primeiro venceria com 44,5% das intenções de voto, ante 37,3% de Sandro.

Estratificação dos votos: onde cada candidato é mais forte

O detalhamento da pesquisa mostra como os principais candidatos se saem em diferentes grupos de eleitores de Goiânia levando em conta fatores como idade, sexo, nível de instrução e situação econômica.

Vanderlan Cardoso (PSD)

Vanderlan se destaca entre os homens, onde tem o apoio de 26,7% dos eleitores, em comparação com 19,2% entre as mulheres. Ele é o favorito entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 21,7% desse grupo. Ele também é popular entre os eleitores de 45 a 59 anos, onde tem 24,1%. No entanto, sua popularidade é ligeiramente menor entre os eleitores mais velhos (60 anos ou mais), com 22,4%.

Quanto ao nível de instrução, Vanderlan se sai melhor entre os eleitores com ensino superior, onde atinge 48,6%. Ele também é mais forte entre os eleitores com renda de até 3 salários mínimos, com 44,7% das intenções de voto.

Mabel (UNIÃO)

Mabel, que está em segundo lugar, tem um bom desempenho entre os gêneros. Ele tem 22,4% das intenções de voto dos homens e 20,1% das mulheres. Sua principal base de apoio está entre os eleitores mais jovens, especialmente aqueles entre 25 e 34 anos, onde alcança 19,8%. Além disso, ela obtém 24,7% dos votos entre os eleitores de 45 a 59 anos, destacando-se nessa faixa etária.

Em termos de escolaridade, Mabel também é forte entre os eleitores com ensino médio incompleto ou completo, registrando 19,0%. No recorte de renda, Sandro Mabel se destaca entre os eleitores com renda acima de 6 salários mínimos. Ele tem 27,5% de apoio, sendo sua base mais forte entre os que têm maior poder aquisitivo.

Adriana Accorsi (PT)

Adriana Accorsi aparece em terceiro lugar na pesquisa estimulada, mas sua força eleitoral é significativa em alguns segmentos. A candidata do PT tem mais apoio entre as mulheres. A delegada tem 20,6% das intenções de voto. Entre os homens, o apoio é de 18,1%.

Adriana também se destaca entre os eleitores mais velhos. Ele conquista 31,2% dos eleitores com 60 anos ou mais. Entre os eleitores de 35 a 44 anos, ele tem 26,1%.

Entre os grupos de instrução, Adriana recebe mais apoio dos eleitores com ensino fundamental completo. Ela alcança 28,6% das intenções de voto nesse grupo. No critério renda, ela é mais forte entre os eleitores de até 3 salários mínimos, com 28,0% das intenções.

Metodologia

A pesquisa ouviu 625 eleitores de Goiânia e foi realizada entre 10 e 12 de setembro de 2024. O levantamento foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-02332/2024. A margem de erro de 4 pontos percentuais.


(Com colaboração de Luana Cardoso na redação)


Leia mais sobre: / / / Eleições 2024 / Política / Resultado das Eleicoes para Governador de Goiás - 1 turno 2014

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários