10 de agosto de 2024
Retrato do eleitorado

Pesquisa Datafolha irá mostrar cenário presidencial após atos de 7 de setembro

As entrevistas são realizadas em 191 municípios distribuídos em todos os estados do país e também no Distrito Federal
Atos de sete de setembro, em Goiânia (Foto: Divulgação)
Atos de sete de setembro, em Goiânia (Foto: Divulgação)

A nova pesquisa Datafolha, que será divulgada nesta sexta-feira (09/09), irá mostrar os impactos dos atos de sete de setembro no cenário eleitoral para presidente da República. A coleta de dados foi iniciada ontem (08) e corre durante toda esta sexta-feira (09). Por isso, ela já promete entregar informações dos reflexos que as manifestações da última quarta-feira tiveram na corrida ao Palácio da Alvorada.

Encomendada pela Folha de São Paulo e pelo Grupo Globo, a pesquisa é feita de forma presencial e em todas as regiões do país. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o número BR-07422/2022. As entrevistas são realizadas em 191 municípios distribuídos em todos os estados do país e também no Distrito Federal.

A última pesquisa divulgada no dia 1º de setembro mostrou o retrato do cenário após a realização das sabatinas promovidas do Jornal Nacional e do primeiro debate presidencial realizado pela TV Bandeirantes, Cultura, Uol e Folha.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 45% das intenções de voto, contra 32% do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Apesar da movimentação estável, candidatos da parte inferior da tabela ganharam corpo ao longo do processo, talvez motivado pelo debate no último domingo, o que indica dificuldades de Lula não levar o pleito logo no primeiro turno.

É que Ciro Gomes (PDT) foi de 7% para 9% das intenções de voto, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB)  saiu de 2% para 5% das intenções de voto. Com a evolução da dupla, as chances de Lula liquidar a fatura no primeiro turno também ficam diminutas.


Leia mais sobre: / Eleições 2022 / Política

Comentários