A nova pesquisa Atlas Intel, divulgada pela CNN, mostrou que, apesar de 50% dos entrevistados aprovarem o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a desaprovação pessoal ao chefe do Executivo Federal cresceu entre janeiro e abril. O índice dos que desaprovam passou de 42% – em janeiro – para 44%, e o dos que aprovam foi de 51% para 50%.
Já a avaliação do governo melhorou nestes mesmos quatro meses. Sob a questão “Como você avalia o governo do presidente Lula?”, a taxa dos que consideram “ótimo” ou “bom” foi de 41% a 45%. O índice dos que consideram “ruim” ou “péssimo” foi de 38% para 42%. 11% acham o governo regular.
Para chegar aos dados, a pesquisa Atlas contou com 3.587 pessoas abordadas entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança para a estimação da margem de erro é de 95%.
Pesquisa é divulgada um dia depois da apresentação de 100 dias de governo de Lula em 2023. Estes dias do terceiro mandato presidencial do petista foi marcado pela mostra de balanços e anúncios de novas medidas.
Em pouco mais de três meses, o destaque da gestão foi, principalmente, a retomada de programas sociais que fizeram sucesso em gestões passadas do próprio presidente e da ex-presidenta Dilma Rousseff, mas que haviam sido abandonados ou tiveram forte redução orçamentária nos últimos anos. Outras promessas e metas de campanha ainda dependem de mais tempo e do Congresso Nacional para deslanchar.