22 de novembro de 2024
Política

Pesquisa aponta melhora na avaliação do governo Bolsonaro

Jair Bolsonaro, presdiente, no hospital. Cobrança à PF (foto divulgação)
Jair Bolsonaro, presdiente, no hospital. Cobrança à PF (foto divulgação)

A avaliação do eleitor sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro melhorou. É o que mostra a pesquisa do Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). De acordo com o levantamento, 34,5% aprovam o desempenho do governo federal, enquanto 31% reprovam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro e ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas do país. No último levantamento, divulgado em agosto, 29,4% das pessoas aprovavam o governo Bolsonaro, enquanto 39,5% consideravam-no negativo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Eleitores que avaliam o governo como regular também aumentaram. Em agosto, 29,1% se encaixavam neste dado; agora são 32,1%.

Também foi avaliado na pesquisa o desempenho pessoal do presidente. O índice, que era de 41% em agosto, teve um salto e foi para 47,8%. A desaprovação caiu de 53,7% para 47%.

Para os cidadãos entrevistados, as melhores atuações do governo são no combate à corrupção, na economia e na segurança pública. Em contrapartida, saúde, educação e meio ambiente são citados com as piores avaliações.

Eleições 2022

A pesquisa também abordou os eleitores sobre um cenário no próximo pleito incluindo Bolsonaro e Lula, além de outros nomes. No cenário de declaração espontânea, Bolsonaro lidera com 29,1% contra 17% do petista. Ciro Gomes (3,5%), Sergio Moro (2,4%), Fernando Haddad (2,3%) e João Amoêdo (1,1%) também foram lembrados.

 

 


Leia mais sobre: / / / Política