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Período chuvoso deixou cinco famílias desalojadas em Goiânia

Cinco famílias goianienses ficaram desalojadas durante o último período chuvoso. O dado faz parte do balanço de ações emergenciais da Defesa Civil de Goiânia entre novembro de 2021 e março deste ano. Ao todo, foram 159 ocorrências no período. Todas elas foram encaminhadas para locais seguros.

O órgão também realizou cinco interdições e duas demolições, necessárias pelas precárias condições de segurança. Não houve óbito no período.

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O levantamento aponta, ainda, que uma família precisou ser encaminhada para Casa de Acolhida, e foram realizadas, também, quatro ações emergenciais conjuntas com outros órgãos de segurança, além de uma simulação de desastre. Outras 136 ocorrências não necessitaram de intervenção imediata por parte da prefeitura.

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De acordo com o Coordenador-Executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça, a tecnologia tem sido importante aliada durante o período chuvoso. A Defesa Civil conta com um drone que ajuda a avaliar a situação dos locais afetados. “Estamos fazendo um estudo para implantar câmeras de monitoramento dentro das áreas de riscos. O projeto será entregue à Secretaria Municipal de Tecnologia, que vai avaliar a possibilidade de integrar o programa Cidade Inteligente”, diz.

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O Coordenador operacional da Defesa Civil, Anderson Souza, relembra que as primeiras chuvas, apesar de passageiras, foram intensas, e geraram várias ocorrências e pontos de alagamentos em imóveis, com riscos de desmoronamentos. “Foram quatro meses que recebemos várias denúncias diárias por meio dos canais de comunicação”, relata.

Áreas monitoradas

A Defesa Civil monitora várias áreas de risco 24 horas por dia, sete dias por semana, em revezamento de equipes. As equipes monitoram as vias próximas a leitos hídricos, como córregos, ribeirões e o Rio Meia Ponte, sempre levando em consideração os índices pluviométricos, disponibilizados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

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Segundo o Coordenador de Área de Risco, Marcelo Luz, os monitoramentos orientam a tomada de decisões, principalmente quando ocorrem escorregamentos, erosões, deslizamentos, enchentes e inundações, que podem causar a perda de vidas humanas e danos materiais. “Queremos contribuir com nossas ações, visando minimizar os riscos à população”, destaca Marcelo.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil via o telefone (62) 3524-8109, ou pelo e-mail defesacivil52@gmail.com, além dos telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (193).

Ocorrências atendidas pela Defesa Civil durante o período chuvoso (Novembro de 2021 a Março de 2022)

  • Foram abertas e atendidas 159 ocorrências, sendo:
  • 05 Interdições
  • 05 Famílias desalojadas;
  • 01 Família desabrigada;
  • 04 Ações emergenciais conjuntas;
  • 01 Utilização da Casa de Acolhida;
    -02 Demolições, sendo uma preventiva e outra em andamento;
  • 05 Ações emergenciais para afetados;
  • 01 Simulado de Operações de Desastre
  • 136 Ocorrências que não necessitaram de intervenção imediata da prefeitura
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