Após o lamentável episódio ocorrido em Brasília neste domingo (8), a página ‘Contragolpe Brasil’, no Instagram, reúne fotos de terroristas golpistas que participaram dos atos de vandalismo que destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em menos de 24 horas que a página foi criada, ela já possui 619 mil seguidores. A cada publicação, a foto da pessoa que teria participado do ato é publicada e o perDifil, marcado.
Em um vídeo é possível ver manifestantes vandalizando a parte interna do STF. “Quebra tudo! Tem que quebrar tudo”, vocifera uma voz ao fundo. Do lado de fora policiais militares conversam com extremistas como se nada estivesse acontecendo. “Estão invadindo o STF”, indaga um militar.
O prédio do STF foi o principal alvo. “O STF está completamente destruído. Tá ‘chovendo’ aqui dentro. Uma destruição em todos os andares. Vou tentar subir aqui mas tá um cheiro de pimenta muito forte”, relata um homem ao filmar o cenário.
Quase três horas após os atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou intervenção federal no DF até 31 de janeiro. Ele estava em Araraquara, no interior de São Paulo, quando comunicou a decisão à imprensa. No pronunciamento, Lula criticou a gestão de Bolsonaro, chamou os manifestantes de “fascistas” e ressaltou que os responsáveis pelos protestos golpistas e seus financiadores sejam punidos.
Leia mais sobre: atos antidemocráticos / Atos Golpistas / terrorismo / Política