Goiânia é uma das 7 capitais em que o PC do B, através de sua direção nacional, aprovou as candidaturas próprias. O partido integra a base da presidenta Dilma Roussef. Fábio Tokarski, presidente regional do partido em Goiás, acentua que uma das cidades com maior possibilidade de vitória é Porto Alegre, com a jovem deputada federal Manuela D`ávila.

Publicidade

O PC do B goianiense fará convenção neste final de semana e confirmará a candidatura a prefeita da deputada estadual Isaura Lemos, que apareceu em segundo lugar na última pesquisa Serpes.

Publicidade

Veja detalhes da divulgação oficial das canditaturas, feita hoje, pela Comissão Política Nacional do PC do B, segundo o Portal Vermelho:

Publicidade

“PCdoB mantém pré-candidaturas em sete capitais

Nos últimos dias são intensas as especulações difundidas pelos meios de comunicação sobre a retirada de candidaturas do PCdoB e a negociação de apoios a candidatos de grandes partidos. Reunida em São Paulo nesta sexta-feira (15), a Comissão Política Nacional do PCdoB fez um eloquente desmentido. Os comunistas manterão as suas candidaturas a prefeituras de pelo menos sete capitais e 30 cidades médias.

Publicidade

O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, considera que as pressões aumentam porque o PCdoB entrou desde 2006 no terreno da disputa de eleições majoritárias, concorrendo com outros grandes partidos, o que já é uma expressão do avaanço do Partido e sua acumulação de forças.

“Na medida em que o PCdoB exerce crescente papel nas eleições majoritárias, nos chocamos com os maiores partidos”, ressalta.

A Comissão Política examinou o quadro eleitoral nas principais cidades brasileiras e destacou as grandes possibilidades da legenda comunista em Porto Alegre, Fortaleza, Salvador, Florianópolis, Goiânia, Macapá e São Paulo. 

Inácio Arruda, pré-candidato em Fortaleza, considera que o PCdoB manterá sua indicação, “por maiores que sejam as dificuldades”. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, diz o senador cearense.

Manuela D´Ávila considera que são cada vez mais favoráveis as condições da disputa em Porto Alegre, devido à enorme aceitação popular de seu nome, que contrabalança os apoios políticos que o prefeito José Fortunati vem obtendo dos partidos de direita.

A Comissão Política do PCdoB decidiu levar às respectivas convenções municipais as candidaturas de Manuela D´Ávila (Porto Alegre), Angela Albino (Florianópolis), Inácio Arruda (Fortaleza), Alice Portugal (Salvador), Isaura Lemos (Goiânia), Evandro Milhomen (Macapá) e Netinho de Paula (São Paulo).”

Publicidade