O candidato a prefeito de Goiânia pela Coligação Goiânia Cidade Sustentável, Paulo Garcia, reuniu-se nesta sexta-feira (24) com importantes personalidades do seguimento turístico da capital. Em evento organizado pelo Goiânia Convention & Visitors Bureau (GCVB), no Castro´s Park Hotel, o candidato apresentou suas propostas para fomentar o turismo na cidade respondendo às perguntas das autoridades presentes.
Paulo foi sabatinado por representantes do próprio GCVB, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Estado de Goiás (ABIH-GO), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado de Goiás (Abrasel), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato de Hotéis de Goiânia (SIH-GO), da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-GO), da Skal Internacional do Brasil e outras entidades do setor.
Questionado pelo vice presidente do GCVB, Olavo de Castro, sobre a comemoração dos 80 anos da cidade Goiânia, Paulo Garcia garantiu que já existe uma ideia pronta. “É uma data muito importante e minha intenção é criar imediatamente uma comissão responsável pelas atividades. Esse comitê de organização é necessário, porque o aniversário da nossa cidade é uma política de estado, e não de governo”, afirmou Paulo. E completou: “Precisamos criar eventos ordinários a cada mês do ano para movimentar a cidade”.
Rafael Campos, presidente da ABRASEL, perguntou sobre as políticas para melhorar a mobilidade urbana da cidade, principalmente acerca do número de taxis na cidade. “Haviam muitos anos que não passava um prefeito que liberou as concessões como eu fiz. Ainda não liberamos o número necessário, mas as possíveis”, contou Paulo Garcia.
Paulo foi indagado também sobre a revitalização do centro de Goiânia. “Recentemente, recebemos um documento com um projeto arquitetônico de um prédio para acomodar a Prefeitura de Goiânia no Centro. Com arquitetura Art Déco, esse projeto foi elaborado pelo mesmo arquiteto do Teatro Goiânia, àquela época, e nossa ideia, se eleitos, é construir esse prédio como um Centro Cultural. No subsolo, fazer um museu Pedro Ludovico e no térreo, um espaço de atividades, como um anfiteatro, por exemplo. Vai ajudar a recuperar o centro”, anunciou. O candidato falou ainda sobre a vila cultural: “a vila deverá ser realizada pelo Governo do Estado. Já estamos em contato com duas famílias para criarmos novos hotéis”.
O candidato à reeleição disse ainda que o fomento do turismo é um dos temas que o tem mais preocupado. “Temos gargalos enormes na área de infraestrutura que estão diretamente ligados ao turismo: estradas, rodovias, aeroportos, transporte público, e isso dificulta o turismo em nossa região. A solução principal é o transporte público rápido de massa, para facilitar o acesso das pessoas a todas as regiões da cidade, e vamos continuar fazendo nossa parte, com os corredores exclusivos e preferenciais, que já têm mais de 100km previstos”, antecipou.
Sobre a redução de impostos sobre serviços, Paulo diz que tem promovido redução de tributos sobre algumas cadeias produtivas e que esse assunto pode ser discutido sim. Falou também que está à disposição do trade para colaborar com a captação de alguns eventos para a cidade. “Se entenderem que é necessário, estou à disposição sim”, disse. Entre os projetos da Coligação Goiânia Cidade Sustentável, está ainda um espaço de eventos e uma reestruturação do Museu de Ornitologia. “É chegado o momento de Goiânia ter um espaço de comemorações amplo e público para atender a sociedade. Para o museu, criamos um método para que ele seja pago pela Prefeitura e tenha maior valorização”, pontuou o candidato.
Ao final da sabatina, o trabalho realizado por Paulo Garcia nesses 2 anos e 5 meses de mandato foi elogiado por Arnaldo Cardoso, presidente da ABIH-GO e diretor de uma instituição de ensino superior. “O termo sustentabilidade, usado em sua campanha, é muito apropriado e muito bem recebido no meio acadêmico, é o que a sociedade e a cidade precisam. A reforma do Mutirama tem dado bom retorno aos hotéis e a recriação da Secretaria do Turismo, onde o senhor colocou uma pessoa tão competente, mostram sua preocupação com nosso setor. Espero que continue, porque sabemos que muito vai ser feito”, declarou. (Informações da assessoria de imprensa)