Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 11 anos atrás

Paulo Garcia mobiliza a bancada federal em busca de emendas

Compartilhar

O encontro entre o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e a bancada federal reuniu adversários políticos, mas com o foco comum na destinação de emendas do orçamento federal para a capital.

Paulo Garcia explica que a arrecadação da prefeitura tem quase toda destinação comprometida com compromissos legais, sobra menos de 10% para os programas e projetos diversos, exceto os de saúde e educação, e para investimentos.

Publicidade

Publicidade

“Então é fundamental que recursos da União sejam destinados aos nossos municípios para que nós possamos superar os obstáculos e dar respostas às diversas demandas. Por isso esse diálogo é muito produtivo e se faz necessário de forma constante até para a discussão dos grandes temas”, disse Garcia.

Publicidade

Para o chefe do executivo municipal, não há como discutir saúde, mobilidade urbana e transporte de massa, por exemplo, sem que o congresso coloque isso na pauta. “Municípios isoladamente não tem capacidade de resolutividade desses graves problemas onde precisamos avançar. Por isso o diálogo com a bancada é muito promissor, profícuo e bastante necessário”, ressaltou Paulo Garcia.

Participaram a senadora Lúcia Vânia(PSDB), deputados federais Jovair Arantes(PTB), Iris de Araújo(  PMDB) e Valdivino de Oliveira(PSDB), além de representantes de outros parlamentares que compõe a bancada goiana no Congresso Nacional, vereadores e secretários municipais.

Publicidade

Encontro teve como objetivo discutir emendas orçamentárias para a capital a fim de que o município tenha condições de responder às diversas demandas da população. Afinal, de acordo com o prefeito, os municípios como todo, e Goiânia não é exceção, precisam de recursos extraorçamentários.

O deputado federal Jovair Arantes, que é coordenador da bancada federal do Estado de Goiás, louvou a iniciativa da Prefeitura de Goiânia, que tem mantido a proximidade da administração com a bancada goiana no Congresso Nacional.

Nosso trabalho é feito no estado inteiro, por isso surgiram importantes obras e essa é a nossa direção. Continuar olhando e trabalhando pelo estado e municípios goianos sem olhar cor partidária. Isso é de interesse, principalmente das grandes cidades goianas, no que diz respeito à infraestrutura e melhoria da qualidade de vida.

Iris de Araújo também destacou a importância do convite feito pelo prefeito Paulo Garcia. “Ao nos chamar aqui, cumprimos nosso dever, pois é nossa obrigação como parlamentar estar aqui atendendo localmente as demandas não só da Prefeitura de Goiânia, mas também de outros municípios”, assinalou a deputada federal.

Para uma maior disponibilização de recursos aos municípios, o deputado federal Valdivino de Oliveira enfatizou que a solução para o problema seria a reforma tributária, já que são as cidades responsáveis por atender a maior parte das demandas da população.

Senadora por Goiás, Lucia Vânia afirmou entender a preocupação do prefeito, pois as prefeituras de maneira geral sofrem enormemente com a vinculação do orçamento às áreas de educação e saúde.

“Mesmo essa vinculação sendo positiva por um lado, deixa o prefeito sem manobra para lidar com o orçamento”, explicou. A senadora destacou a área de mobilidade urbana como prioridade e, pela dificuldade de liberações de emendas parlamentares, se colocou a disposição e assim como os deputados presentes.

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .