09 de janeiro de 2025
Arquivo Diário de Goiás

Paulo Garcia faz no Vaticano debate sobre ciclovias

Prefeito em evento no Vaticano (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Prefeito em evento no Vaticano (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), participou nesta quarta-feira (22), no Vaticano, do último dia de debates sobre sustentabilidade e políticas de combate ao escravismo. Durante o simpósio, foram abordadas maneiras para as cidades colocarem em prática a nova agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – do desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Os gestores presentes tiveram oportunidade de compartilhar experiências administrativas. 

De acordo com a assessoria do prefeito, em conversa com líderes de outras cidades, Paulo Garcia falou sobre os investimentos de Goiânia para a sustentabilidade e combate à destruição do meio ambiente e garantiu que vai intensificar a implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade, tema abordado também pelo prefeito de Bogotá, Gustavo Petro.

Até outubro de 2016, a administração prevê a entrega de 15 quilômetros de ciclovia do Puama e 30 quilômetros de ciclovia dos Corredores Universitário, T-63 e T-7, trecho que fará a conexão entre as três vias.

Paulo Garcia foi um dos integrantes do grupo de gestores municipais que estão, a convite do Papa Francisco, discutindo as propostas da Encíclica “Laudato Si”, lançada no dia 18 de junho. No documento, o papa defende ações imediatas em atenção ao meio ambiente e traz para o debate ações locais e a necessidade de postura urgente para salvar o planeta. 

O prefeito de Goiânia avaliou que os debates foram positivos e emocionou-se ao ver e ouvir o Papa Francisco nesta terça-feira, primeiro dia do encontro.

Participaram do evento no Vaticano, 65 prefeitos de cidades como Nova Iorque, Roma, Paris, Estocolmo, Madri, Milão, São Francisco, Joanesburgo, Oslo, Bogotá, Cidade do México e outras. A delegação brasileira é composta por sete gestores municipais, entre eles, além do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; Márcio Lacerda, de Belo Horizonte; Fernando Haddad, de São Paulo; José Fortunatti, de Porto Alegre; Gustavo Fruet, Curitiba; ACM Neto, de Salvador; e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro. Em carta, os sete gestores declararam afinidade com os princípios enunciados na Encíclica Papal e compromisso em atuar na busca por melhores condições de vida para todos. 

Redação do DG com informações da SECOM Goiânia


Leia mais sobre: Arquivo Diário de Goiás