O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, participa nesta terça-feira (13), do evento “Alternativas para o financiamento do transporte público”, na cidade de São Paulo. Promovido pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), encontro reunirá representantes do poder público e da sociedade civil, incluindo especialistas em transportes e mobilidade. Na oportunidade, serão apresentadas propostas de modelo de financiamento do transporte coletivo. Relação entre a melhora na qualidade do transporte público e o benefício que isso causaria à saúde dos brasileiros e ao meio ambiente também será tema do evento.
Durante a atividade, o chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), Samuel de Abreu Pessôa, e o pesquisador do IBRE/FGV e professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP), Paulo Picchetti, apresentarão um estudo inédito com simulações de modelos de financiamento do transporte público e respectivos impactos no barateamento dos custos das tarifas e os efeitos deflacionários.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Nelcivone Melo, que acompanhará o prefeito Paulo Garcia no encontro, a presença de representantes de Goiânia é muito importante por dois motivos. “Primeiro, porque temos problemas no transporte coletivo, a exemplo de todas as outras capitais e cidades grandes. Segundo, porque Goiânia foi uma das primeiras cidades a adotar o Passe Livre Estudantil e é preciso que se encontrem maneiras corretas de se financiar esse custo, já que ele vem para o município e a administração pública tem que buscar esse recurso em alguma fonte”, afirma.
Ainda segundo Nelcivone Melo, são essas alternativas de financiamento público do transporte coletivo que dão possibilidade de viabilizar a chamada tarifa zero. “Hoje, a alternativa existente é não cobrar diretamente do usuário do transporte público e sim fazer com que toda a sociedade contribua de alguma forma para que algumas pessoas possam andar de ônibus sem pagar passagem. No encontro, serão apresentados estudos e, a partir de discussões de alternativas, visamos encontrar caminhos para financiamento do transporte público”, explica.
Encontro contará com as presenças já confirmadas do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati, do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do diretor-executivo do Greenpeace, Fernando Rossetti, e do médico especialista em poluição atmosférica e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Paulo Saldiva. Mediação será feita pelo jornalista Milton Jung, âncora da Rádio CBN.
As informações são da prefeitura de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades