O Programa Patrulha do Detran Goiás irá realizar mais uma ação nesta terça-feira (2). Desta vez, agentes da Polícia Civil de Goiás e do órgão de trânsito irão atuar nas imediações do Complexo das Delegacias Especializadas, no setor Cidade Jardim, em Goiânia. O programa tem objetivo de retirar carcaças e veículos abandonados das ruas da capital.
De acordo com o Detran Goiás, o projeto traz melhoria na segurança e na mobilidade da cidade. Veículos e carcaças abandonados acumulam lixo, água parada e servem de abrigo para atividades ilícitas. O Programa Patrulha Detran tem como foco a promoção da mobilidade urbana, segurança, saúde pública e meio ambiente.
O levantamento preliminar realizado pela equipe do Detran Goiás aponta que cerca de 20 veículos caracterizados como abandonados, que estão na região há vários meses. Além do risco à segurança pública, esses veículos prejudicam o meio ambiente, pois, geralmente, liberam resíduos (óleo, combustível etc) e dificultam a mobilidade dos cidadãos que transitam pelo local.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, que irá acompanha os trabalhos, os veículos serão recolhidos e levados ao pátio do departamento. Para reaver o bem, o proprietário deve procurar a autarquia. Caso não o faça, após o prazo de 90 dias, ele poderá ser leiloado.
De janeiro a março deste ano o programa já havia recolhido 243 veículos abandonados nas ruas da capital e já recebeu mais de 270 denúncias. O Detran ressalta que, caso o cidadão identifique um veículo ou carcaça abandonada, pode entrar em contato com a Patrulha Detran, pelo número 154, que uma viatura caracterizada será enviada para avaliar a situação.