A fase regional Norte/Nordeste das Paralimpíadas Escolares 2023, que acontece em Brasília (DF) nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, conta com a participação de 69 atletas goianos de 10 a 17 anos. Eles fazem parte da delegação de Goiás, que tem 115 integrantes e recebeu apoio do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Os atletas goianos competem nas modalidades de natação, atletismo e bocha, enfrentando adversários de outros 11 estados e do Distrito Federal. Os mais bem colocados nessas modalidades garantem vaga para a fase final das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em novembro, em São Paulo.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, destaca o crescimento do paradesporto goiano e a importância dos Jogos Paralímpicos de Goiás, realizados pela primeira vez em 2023.
“Os Jogos Paralímpicos de Goiás nos permitiram descobrir novos talentos, principalmente nas cidades do interior, e selecionar mais atletas para a fase regional”, afirma o secretário.
Em 2022, Goiás conquistou 48 medalhas nessa fase das Paralimpíadas Escolares, com 31 atletas inscritos. Com quase o dobro de representantes neste ano, a expectativa é conseguir resultados ainda mais expressivos.
Leia mais sobre: Governo de Goiás / Seel / Esportes