Publicidade
Destaque 2
| Em 5 anos atrás

Pandemia de coronavírus ameaça realização da Romaria de Trindade

Compartilhar

A pandemia de Covid-19, que ainda inicia o período de crescimento em Goiás e no Brasil, ameaça a realização da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, pela primeira vez em 180 anos. A Capital da Fé registrou na terça-feira (31) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus, e o cenário compromete a festa.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, o prefeito Jânio Darrot (PSDB) admitiu a preocupação e colocou em xeque a realização da romaria como em anos anteriores. “Este ano estamos muito preocupados. Se a epidemia se prolongar e tivermos riscos de aglomeração, com certeza teremos que tomar algumas medidas restritivas. A situação deste ano é inédita e pode ser que haja suspensão”, afirmou.

Publicidade

O prefeito diz ainda que, até o momento, nenhuma alternativa foi contemplada. “Nós ainda não sabemos como proceder, se a romaria vai acontecer no tempo certo, com restrições ao número de pessoas dentro das igrejas, se ela vai ser online ou pela televisão e rádio, ou também se será num período posterior”, acrescentou.

Publicidade

O evento está marcado para ocorrer entre 15 de junho e 5 de julho deste ano. O sorteio das barracas que ficam às margens da Rodovia dos Romeiros já foi suspenso pela Goinfra.

Publicidade

Decisão da Igreja

Segundo Darrot, a definição de adiar ou cancelar a festa de Trindade não cabe à prefeitura. A autonomia desta decisão, conforme ele explica, seria da Igreja Católica, promotora do evento. “É uma festa de devoção ao Divino Pai Eterno. Acontece todos os anos, a prefeitura queira ou não”, pondera.

Publicidade

O prefeito argumenta ainda que seria muito difícil manter a normalidade da festa pela quantidade de turistas de outros estados e de fora do país que costumam vir a Trindade. “Dificilmente estaremos, daqui a dois meses, numa situação confortável para fazer aglomerações de pessoas. A festa recebe pessoas de todo o país e do mundo”, disse.

Outros dois grandes eventos religiosos de Goiás tiveram as edições de 2020 canceladas. Tratam-se da Procissão do Fogaréu, que seria realizada em 8 de abril, na Cidade de Goiás, e receberia entre 60 mil e 65 mil pessoas, e as Cavalhadas de Pirenópolis, que ocorreriam entre 31 de maio de 2 de junho.

Publicidade
Rafael Tomazeti

Jornalista