14 de novembro de 2024
Patrimônio goiano

Pamonha se torna patrimônio cultural imaterial de Goiás

A lei foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (20).
Pamonha se torna patrimônio de Goiás. (Foto: Divulgação)
Pamonha se torna patrimônio de Goiás. (Foto: Divulgação)

Olha a pamonha! pamonha de sal, pamonha de doce e todas elas com queijo. Vai uma ai? Uma das principais receitas que representam o povo goiano, a pamonha agora se torna patrimônio cultural imaterial de Goiás. A lei foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (20).

De autoria do deputado estadual Coronel Adailton (PRTB) , o projeto foi apresentado em abril do ano passado. Na justificativa, o parlamentar destacou o significado social das tradicionais pamonhadas, que reúne familiares e amigos para o preparo da receita à base de milho. “É um costume ainda vivo no interior e já raro nas cidades, é uma dos momentos mais esperados do ano”, ressalta o deputado.

Além das pamonhas, os tradicionais pit dogs, jantinhas e a Chica Doida também já foram reconhecidos como patrimônio cultural imaterial de Goiás.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio imaterial são práticas e costumas passadas de geração para geração, que é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, interação com a natureza e história.


Leia mais sobre: / / / Cidades