Pacientes que apresentem sintomas da covid-19 ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença poderão realizar o teste em casa. O agendamento é feito pelos telefones (62) 3267-6123 e (62) 98599-0200 (whatsapp) da Central Humanizada da prefeitura de Goiânia. Após triagem, caso atenda aos critérios para realização do teste, a pessoa terá o exame agendado e a coleta será domiciliar.
A central foi criada em março para esclarecer dúvidas sobre sintomas da Covid-19, formas de transmissão e distanciamento social. Agora tem o serviço ampliado com o agendamento de testes. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visa detectar precocemente o vírus, evitando um possível agravamento da doença e quebrando a cadeia de transmissão, além de impedir que o paciente infectado circule pela cidade.
Atuam na central, 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.
“A nossa missão é orientar a população e realizar o primeiro atendimento em caso de suspeita da doença. Com o teste sendo feito em casa, otimizamos os serviços e evitamos que as pessoas procurem de maneira inadequada as unidades durante a pandemia”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni.
Desde a sua criação, a Central Humanizada já realizou 76 mil atendimentos por meio de ligações e mensagens via Whatsapp. O serviço também monitorou 11.151 pacientes com a Covid-19 e notificou 10.971 casos suspeitos.
Leia mais sobre: Coronavírus em Goiânia / Destaque 2 / Goiânia