Publicidade
Categorias: Eleições 2012
| Em 12 anos atrás

Overdose de pesquisas em Goiânia

Compartilhar

Os grandes vitoriosos nestes primeiros meses de campanha eleitoral, sem dúvidas, foram os institutos de pesquisas. Em quatro dias deste mês de agosto, três empresas lucraram R$ 58.388 mil com levantamentos para Capital goiana. O valor refere-se aos últimos registros realizados no TRE de estudos que ainda não foram divulgados.

Publicidade

 

Publicidade

Entre os dias 25 e 28, passados, foram protocoladas as pesquisas dos institutos EPP, contratada por André da Silva Lima (R$ 15 mil), Serpes, contratada pelo jornal O Popular (R$ 10.888 mil), e Ibope, contratada pela TV Anhaguera (R$ 32.500 mil). Outros três estudos já foram divulgados nos últimos 30 dias.

Publicidade

A grande demanda na área é uma das consequências de um cenário morno, sem grandes alterações nos números levantados. A tranquilidade do líder, Paulo Garcia (PT), tem gerado desespero no principal adversário, Jovair Arantes (PTB), que pode estar diante de uma derrota arrasadora.

A estratégia dos adversários é alterada a cada resultado, que por sua vez, segue dentro da margem de erro. Jovair partiu para o ataque. Deixou de lado a paixão por Goiânia e resolveu apontar, com detalhes, os defeitos da atual administração.

Publicidade

O erro do petebista tem sido no discurso sobre as soluções. O deputado distribui mil promessas para os eleitores sem discutir a viabilidade real do seu plano de governo. Todas as sugestões de moradores e representantes de bairro estão sendo incorporadas no documento que pode passar de brilhante ao ridículo.

O projeto de elaboração do Plano, coordenado pelo candidato à vice, Francisco Júnior (PSD), obedece a uma estratégia peculiar de participação popular. A grande dúvida é em relação ao candidato à prefeitura. Jovair tem divulgado propostas mal elaboradas e inviáveis. Existe um problema. Se não é no Plano de Governo, é no discurso do candidato.

Detalhe: pesquisas não ganham eleições, mas o debate que provoca tem esquentado os ânimos de muitos, principalmente nas redes sociais. 

Publicidade