22 de dezembro de 2024
Eleições 2024 • atualizado em 06/10/2024 às 21:59

Otimista de vitória em 2º turno, Mabel faz análise de resultado: “O bolsonarismo esvaziou o Vanderlan”

Como alternativa, Mabel pretende dialogar melhor com o eleitor goiano na expectativa de somar aliados e votos que foram destinados aos outros candidatos nesse primeiro momento
Mabel também afirmou que não teme nenhuma possível visita do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiador do candidato do PL, Fred Rodrigues. (Foto: Divulgação)
Mabel também afirmou que não teme nenhuma possível visita do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiador do candidato do PL, Fred Rodrigues. (Foto: Divulgação)

Durante coletiva de imprensa na Praça Cívica, o candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB) fez uma breve síntese sobre suas percepções sobre o resultado das eleições municipais de 2024. O candidato, que está muito otimista com a vitória no segundo turno, afirmou que “o bolsonarismo esvaziou o Vanderlan. Eles (Bolsonaristas) foram para dentro dos evangélicos e conseguiram modificar uma série de votos que seriam dele”.

Como alternativa, Mabel pretende dialogar melhor com o eleitor goiano na expectativa de somar aliados e votos que foram destinados aos outros candidatos nesse primeiro momento. De acordo com ele, a projeção da campanha de obter 27% de votos se confirmou com sobras – ele obteve 27,66% dos votos válidos. Para o segundo turno, o prefeitável projeta uma campanha com foco em “conscientizar as pessoas sobre a importância da gestão”.

Em seu discurso, Mabel afirmou não pertencer à extrema-direita e alegou pretensão em se aproximar dos eleitores do centro. “Nós queremos ter o apoio da população goianense. Nós vamos conversar com a população, dialogar mais ainda, mostrar o nosso projeto político, como ele disse. Essa eleição nossa, ela não é eleição, eu sou uma pessoa de centro-direita, então eu sou uma pessoa que trabalha todos os dias para poder unir as pessoas, unir a nossa cidade em torno de uma melhora”, defendeu.

Mabel também afirmou que não teme nenhuma possível visita do ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiador do candidato do PL, Fred Rodrigues. “Não tenho preocupação com isso não, como nós não tivemos no primeiro turno. O nosso número foi o mesmo, nós não perdemos nem um voto. Então agora o que precisamos é no segundo turno é exatamente é mostrar, conscientizar essas pessoas quanto é importante uma boa gestão”, disse o candidato.

Questionado sobre busca por apoios, por candidatos votados no primeiro turno para apoiar a sua campanha, Mabel afirmou:

Nós queremos o apoio de todos os goianenses, inclusive nos que votaram no Fred. Nós vamos trabalhar mais, explicar mais, foi uma mentirada danada. Tentaram induzir as pessoas ao erro, mas nós vamos ter tempo agora para explicar isso cuidadosamente.

Caiado defende voto de responsabilidade

Também presente na coletiva de imprensa, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) defendeu uma postura democrática e sem maniqueísmo ideológico no segundo turno das eleições em Goiânia. “Vamos buscar os votos de todos. O cidadão tem que ter a exata noção do peso do seu voto, que é para dar saúde, segurança, habitação, educação e cuidar das pessoas”, ressaltou ele.

Caiado lembrou que o debate eleitoral não deve ser direcionado a temas secundários, mas se ater ao que importa para a cidade. “Como se governa: com rótulo ou com eficiência?”, questionou o governador, ressaltando que o eleitor está cansado de mentiras e quer saber se o candidato tem preparo para governar a cidade. Para ele, as soluções que serão apresentadas para os problemas da cidade é que vão balizar as escolhas.

Segundo turno em Goiânia

Foi confirmado o segundo turno das eleições municipais com os candidatos à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL) com 31,14% dos votos e Sandro Mabel (UB) com 27,66% dos votos. Ambos os candidatos de direita vão disputar o pleito no dia 27 de outubro. A apuração oficial dos dados é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A candidata do PT Adriana Accorsi, tida como uma das possíveis a alcançar um segundo turno teve 24,44% dos votos, Matheus Ribeiro (PSDB) com 6,81%, Vanderlan Cardoso (PSD), com 6,57% Rogério cruz (SD) com 3,14% e professor Pantaleão (UP), com 0,24%.


Leia mais sobre: / / / / / Notícias do Estado / Política