Publicidade
Categorias: Política
| Em 5 anos atrás

Oseias Varão se defende após críticas de vereadores

Compartilhar

Publicidade

Após intensas críticas feitas por colegas no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, devido a colocações feitas sobre o trabalho de vereadores, o líder do prefeito no legislativo, Oseias Varão (Sem Partido) se posicionou após a polêmica na Casa. O vereador disse que está tomando medidas para reverter a repercussão negativa.

Publicidade

Em entrevista aos jornalistas Samuel Straioto do Diário de Goiás e Rafael Bessa da Rádio Sagres, o parlamentar detalhou o ponto de vista dele sobre a polêmica na Câmara Municipal.

Publicidade

Vereadores se revoltam com Oseias Varão por críticas à Câmara; Alta rejeição

Leia a entrevista:

Publicidade

Diário de Goiás: Qual sua análise após as diversas críticas feitas na sessão ordinária de ontem (terça-feira) aqui na Câmara?

Oseias Varão: Eu acho que na verdade houve uma incompreensão do que eu disse e que foi exibido no plenário ontem e o que tenho procurado fazer a partir disso, eu tenho conversado com cada vereador individualmente, a meu ver não houve o entendimento do que eu queria dizer e eu me responsabilizo por isso, porque não basta eu me comunicar, eu tenho que garantir que o ouvinte entendeu o que eu disse. Então, tenho procurado esclarecer pessoalmente com cada vereador sobre o contexto que se deu a minha fala. Os que eu tive oportunidade de falar até agora, houve um resultado positivo, eles têm entendido, vou continuar fazendo isso. O nosso objetivo maior é sempre apaziguar os ânimos na Casa.  Vou ter uma postura de respeito com os vereadores, é nesse sentido que vou conversando desde ontem.

Diário de Goiás: Quanto a pontos críticos da sua fala, relativo ao trabalho legislativo, a produtividade na Câmara, o que o senhor queria dizer com isso?

Oseias Varão: É preciso separar as duas dimensões fundamentais do trabalho do vereador.  Primeiro, o trabalho legislativo, segundo o trabalho de fiscalização, acompanhamento das políticas públicas e das leis. Na minha impressão, os vereadores trabalham muito e isso é preciso se dizer. Em nenhum momento eu disse que os vereadores não trabalham, não gostam de trabalhar. Ao contrário, a constatação que faço aqui no dia a dia é que a grande maioria dos vereadores são trabalhadores, são muito esforçados, trabalham sábado, domingo, feriado, de noite, de dia, essa é a regra da Casa. A crítica que faço não é se vereador trabalha, a crítica que faço é especificamente no processo legislativo da Casa que é apenas uma parte do trabalho do vereador, nós temos sido muito pouco efetivos, é mais ou menos assim: mais de 50% dos projetos que tramitam na Casa são inconstitucionais e portanto, nunca serão implementados. A gente gasta muito recurso. A Câmara custa R$ 120 milhões por ano. A gente gasta muito recurso com o processo legislativo, trabalhando em função de leis que não efetivas, que não serão implementadas. É nesse sentido específico que faço a crítica. Inclusive no processo legislativo os vereadores trabalham muito. A crítica que faço não é a falta de trabalho, mas quanto a efetividade deste trabalho. Quando a gente permite tramitar na Casa, uma grande quantidade de leis que são inconstitucionais, por exemplo.

Diário de Goiás: Houve alguma falha na interpretação da fala?

Oseias Varão: Sim, é o mais provável, ai que faço uma ressalva em relação ao meu desafio que é de fazer entender. Eu tenho procurado conversar com os vereadores pessoalmente, eles têm entendido a minha postura, inclusive alguns que tive conversas anteriores e compartilham do mesmo pensamento aqui na Casa.  Isso ao meu ver, depõe contra a Casa, pois quando temos uma grande quantidade de leis inconstitucionais, a gente gasta tempo, empenho, recursos, leis que não são produtivas, efetivas para a cidade, nós estamos trabalhando contra a imagem da Casa. A minha preocupação é de zelar pela imagem da Câmara e faço parte dela.

Rádio Sagres: Não é a primeira vez que o senhor é alvo de críticas, recentemente na CCJ o senhor foi alvo de críticas lá na CCJ pelo presidente da Casa. O que está por trás disso?

Oseias Varão: Eu não quero entrar nesse mérito, eu acho que temos que procurar trabalhar pela Casa, respeitando um ao outro, dando liberdade, opinião. Eu vou sempre respeitar qualquer crítica que seja feita a mim e também quero respeito as minhas críticas e é nesse sentido que quero trabalhar.

Diário de Goiás: Como foi após o fato, o retorno ao plenário, a aproximação com os vereadores?

Oseias Varão: Eu tenho procurado conversar com os vereadores, volto a dizer, uma conversa muito produtiva, efetiva, nós queremos apaziguar os ânimos após este evento que ocorreu aqui na Casa ontem, nós não queremos gerar conflitos. Quero trabalhar num ambiente harmônico, este é um desafio, queremos mostrar à população que a Câmara Municipal trabalha para a cidade, inclusive com resultados efetivos, é nesse sentido que vamos continuar trabalhando.

Diário de Goiás: Quanto ao processo de liderança, esse fato de ontem pode atrapalhar as articulações da liderança do prefeito na Câmara?

Oseias Varão: isso agora depende muito do tipo de reação que eu vou adotar aqui na Casa é o que estou procurando fazer, ter uma posição sensata, equilibrada, procurando ouvir os vereadores, compartilhando com eles as perspectivas com muito respeito. A minha expectativa é de reverter a repercussão negativa de momento.

Publicidade