A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás vai representar a América do Sul em festival internacional, que acontecerá em agosto, em Berlim, na Alemanha. O Festival Young Euro Classic reúne as melhores orquestras jovens do mundo sendo uma excelente vitrine internacional para os músicos goianos.
A Sinfônica Jovem é formada por estudantes da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade pública da rede estadual de ensino profissionalizante do Governo de Goiás. A orquestra foi convidada pelos organizadores do Festival e vai se apresentar no dia 23 de agosto, executando obras de compositores da música clássica brasileira.
O governador Ronaldo Caiado (UB) destacou o trabalho realizado na Escola do Futuro e reconheceu o talento dos jovens artistas. Os goianos que vão para a Europa tocar são alunos da Escola do Futuro em Artes Basileu França, que exporta bailarinos para as melhores companhias, e que tem duas das melhores orquestras do mundo. É um orgulho enorme”, disse o chefe do Executivo goiano.
Ao todo, 17 orquestras jovens de vários países vão participar do festival entre 09 e 25 de agosto. Este ano, o Young Euro Classic completa 25 anos de existência. O festival é considerado o maior do gênero no mundo. Desde sua primeira temporada, em 2000, o festival se tornou a principal plataforma disponível para orquestras jovens internacionais na tradição da música clássica europeia.