O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra, conversaram na manhã desta quinta-feira (9), sobre a substituição do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM).
Equipe da CNN Brasil entrou em contato com Osmar Terra às 8:33 hs. O ministro atendeu o telefonema, nada falou e não desligou, o que possibilitou que o diálogo de pouco mais de 14 minutos fosse ouvido.
A CNN ouviu a conversa que além da substituição de Mandetta ainda tratou da mudança da política do governo de enfrentamento ao coronavírus no Brasil.
Veja trecho da conversa:
Onyx: “Eu acho que esse contraponto que tu ta fazendo…”
Terra: “É complicado mexer no governo por que ele tá…”
Onyx: “Ele não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo”
Terra: “E ele se acha”
Onyx: “Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)…”
Terra: “O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro”
Onyx: “Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…”
Terra: “Você viu a fala dele depois?”
Onyx: “Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria.”
Terra: “Eu ajudo Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser.” (…)
Resposta
Em resposta a Revista Veja, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que não comentaria o conteúdo da reportagem do site da CNN Brasil que mostra o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) conspirando para a demissão dele.
Mandetta argumentou que apenas tem lido notas técnicas e focado no trabalho de combate ao novo coronavírus.
Entrevista coletiva prevista com a presença de Mandetta foi cancelada por conta da conversa entre Onyx e Terra.